O que fazer para ter um estilo de vida saudável?

Recomendações de organizações relacionadas a promoção do bem estar, de esportes e saúde informam que não se pode confundir a prática de atividades aeróbicas moderadas, com a realização de exercícios simples ao dia-a-dia que não contam para o objetivo final.

De acordo com o documento produzido pelo American College of Sports Medicine e a American Heart Association, fazer cinco vezes por semana, por pelo menos meia hora, ou atividades mais intensas, como correr, três vezes por semana, por 20 minutos, seriam o suficiente para promover uma saúde melhor.

As instituições afirmam que é possível acumular períodos mais curtos de exercício até chegar a 30 minutos por dia, mas esclarecem que uma rápida caminhada até o carro ou subir poucos lances de escada não contam para a melhor promoção à saúde.

Para poder ser incluído na meta de meia hora por dia, o exercício precisa durar pelo menos 10 minutos seguidos, numa intensidade constante. Nesse caso, atividades como jardinagem, caminhadas em bom ritmo e carpintaria podem fazer parte do programa.

Segundo os especialistas, a mensagem de que exercícios leves também fazem bem à saúde está sendo mal interpretada por algumas pessoas e pode levá-las a fazer menos atividade física do que precisam para se manter saudáveis.

Entre os principais benefícios destacados pelo documento, seguir este programa mínimo reduz o risco de doenças crônicas e morte prematura. Mas a recomendação, de acordo com os especialistas, valem apenas para pessoas saudáveis. Obesos, idosos e mulheres grávidas precisam seguir outros parâmetros para manter a forma.