A situação preocupa ao Ministério da Educação. Pernambuco conta com 65 municípios entre os mil municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) do País. Uma das ações que incentivam a iniciativa da melhora é o programa Todos pela Educação, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Na última quarta-feira, 27, o ministro Fernando Haddad lançou as ações do plano no estado, no centro de convenções de Olinda.

O objetivo é melhorar a qualidade do ensino a partir de 28 diretrizes, elaboradas  em parceria com entidades como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed). “A adesão ao compromisso é voluntária e leva estados e municípios a seguirem essas 28 diretrizes”, destaca a secretária de Educação Básica (SEB/MEC), Maria do Pilar Lacerda da Silva.

Foco na aprendizagem, a alfabetização de crianças até os oito anos e o acompanhamento individualizado do aluno são metas apresentadas no Plano.

O estado ou município que aderir ao PDE e seguir as diretrizes do compromisso receberá apoio técnico ou financeiro do Ministério da Educação, além de recursos para a formação de alfabetizadores, compra de material didático, merenda e transporte escolar.