Foi lançado para a Imprensa nacional, na última terça-feira, 26, o Guia da Câmara para Jornalistas. A publicação traz de forma resumida as informações mais solicitadas pelos profissionais que fazem a cobertura das atividades da Casa, como telefones, endereços, e os salários dos deputados, além de um glossário de termos legislativos.

De acordo com o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o guia vai ajudar na busca de mais transparência na relação entre a Câmara e a sociedade.

"Este é o nosso esforço, que no fundo traduz a busca da transparência. A Casa tem as suas dificuldades e seus vícios, mas também tem muitas virtudes e é a imprensa que leva essa informação para nossa sociedade", afirmou. "O que temos de bom na Câmara ultrapassa, em muito, os equívocos, e é isso que queremos que a população perceba", completou.

O Guia da Câmara para Jornalistas será distribuído aos profissionais gratuitamente pela Assessoria de Imprensa da Câmara, ligada à Secretaria de Comunicação Social (Secom), mediante o simples preenchimento de um formulário. A partir de agosto, estará disponível no Portal da Câmara (http://www2.camara.gov.br).

O guia da câmara vai contar com as seguintes seções:
– Telefones da Câmara dos Deputados – em 90 páginas, estão disponíveis telefones e e-mails dos deputados, das comissões permanentes, das lideranças dos partidos e dos integrantes da Mesa Diretora.

– Telefones do Congresso Nacional – contatos telefônicos e e-mails da liderança do Governo no Congresso, da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

– Telefones do Senado Federal – em 20 páginas, estão disponíveis telefones e e-mails dos senadores, bem como das comissões permanentes, das lideranças dos partidos e dos integrantes da Mesa Diretora.

– O que o deputado tem para fazer um bom mandato – informações sobre as cotas e benefícios destinados aos parlamentares, como: verba indenizatória; salários; verba de gabinete; cotas de passagem aérea, postal, telefônica e de assinaturas de jornais; auxílio moradia; aposentadoria e outras, destinadas a permitir maior eficiência no mandato.

– Curiosidades sobre a Câmara e o Congresso – dez páginas de informações sobre as duas Casas do Legislativo, em especial sobre a Câmara, que vão das dimensões dos prédios até os autores das obras de arte e outras – inclusive informações administrativas a respeito dos diversos tipos de funcionários.

– Guia do Portal da Câmara – em 17 páginas, o jornalista ou cidadão encontra dicas, na forma de cerca de 90 verbetes, a respeito dos serviços e informações disponíveis naquele que foi considerado, em um estudo acadêmico, como o melhor e mais completo site legislativo na América Latina.

– Glossário de Termos Legislativos – mais de 50 páginas de verbetes contendo os principais pontos do Regimento Interno da Câmara, apresentados de maneira clara e didática para leigos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados.