Assumiu a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o médico Marco Antonio Zago, em seu discurso na cerimônia realizada na quinta-feira (21/6), Zago destacou que dará continuidade à gestão “segura e eficiente” de Erney Plessmann Camargo, que estava à frente do CNPq desde 2003, e apontou as principais ações que pretende implantar na agência. “É importante estabelecer metas não só numéricas, mas também estratégicas”, disse.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, a escolha de Zago se deu por diversas razões, em especial por ser um pesquisador de “alto nível com importante experiência de gestão, o que confere a ele credibilidade e confiança”.

Zago é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador 1A do CNPq. Foi diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e presidente da Sociedade Brasileira de Divulgação Científica. É membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde, da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) e da Comissão Permanente de Avaliação da USP.

Os discursos proferidos durante a cerimônia de posse podem ser lidos em: http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2007/docs/discurso_posse.pdf