De 28 a 30 de setembro de 2016 acontecerá o maior evento de Enfermagem de Caruaru, o II Congresso de Enfermagem do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

O evento acontecerá no Teatro Difusora no centro de Caruru e tem como tema: “Desafios e avanços da enfermagem para uma assistência qualificada”. As inscrições podem ser efetuadas no valor de R$110,00 para estudantes e R$140,00 profissionais e ainda, podem ser pagas com cartão de crédito na tesouraria da IES.

Serão abordadas temáticas de grande relevância científica que irão sublimar a área da Enfermagem científica. Dentre as temáticas Desafios e Avanços do trabalho de enfermagem no Brasil, do trabalho em Saúde Mental, do trabalho com o Idoso, da segurança do paciente em cenários (in) seguros, do enfermeiro empreendedor, do enfermeiro na rede básica, do cuidar na perspectiva da finitude da vida.

“Essas temáticas são de grande relevância para estudantes e profissionais de Enfermagem, será um excelente evento para discussão, trocas de experiências e enriquecimento do conhecimento para Enfermagem pernambucana e nacional”, comenta a coordenadora do curso de Enfermagem, Valéria Gorayeb.

Inscrições e mais informações no hotsite do evento – asces.edu.br/congressoenfermagem.

Segue a programação:

Local: Teatro Difusora de Caruaru

QUARTA-FEIRA 28.09.2016

17:30-18:30h

CREDENCIAMENTO

18:30-19:20h

Abertura do Congresso

Apresentação do Coral Asces-UniTA

19:30-20:30

PALESTRA DE ABERTURA: “Desafios e Avanços do trabalho de enfermagem no Brasil”.

PALESTRANTE:Enfª. MSc.Daniele Corcioli Mendes Espinha

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA/2009). Mestre em "Saúde e Envelhecimento" pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA/2015). Possui interesse em atividades de pesquisa e ensino nos temas: Espiritualidade, Cuidados Paliativos, Terapias Alternativas e Complementares.

 

MEDIADOR (A):Prof.ª MSc. Valéria Gorayeb

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1995). Mestrado Profissional pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz/MS/UFPE (2010).

21:00

PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Lucas Bacelar

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Local: Teatro Difusora de Caruaru

QUINTA-FEIRA 29.09.2016

HORÁRIO

CONFERÊNCIA

08:30 -09:15

  • PAINEL: “Desafios e Avanços do enfermeiro na rede básica

PAINELISTA: Romero Nogueira de Souza Mendes

É mestre em Saúde Coletiva pelo CPqAM/FIOCRUZ (2013).  Atualmente exercendo suas funções como Gerente do Distrito Sanitário II da Secretaria de Saúde da Cidade do Recife.

 

09:15 – 09:45

  • PAINEL: “Relação multiprofissional do Trabalho em Equipe na Atenção Básica de Saúde
  • PAINELISTA: Prof.º Dr. Izaías Souza Jr.
  • Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado em educação em saúde pela UNIFESP (2012) e atualmente especializando-se em psiquiatria.
  • MEDIADOR (A): Prof.ª Dr.ª Weslla Karla Albuquerque
  • Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP (2011) e Doutorado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP (2016). Possui experiência prática na Atenção Básica, como enfermeira da Estratégia Saúde da Família, e em Enfermagem Neonatal. Tem efetuado pesquisas sobre temas relacionados à saúde da criança, atenção básica e avaliação de serviços de saúde.

10:00 – 12:00

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

HORÁRIO

CONFERÊNCIA

14:00 – 14:45

  • CONFERÊNCIA: “Desafios e Avanços do trabalho com o Idoso
  • CONFERENCISTA: Prof.ª Dra. Marilene Rodrigues Portella

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Enfermagem e Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, institucionalização, envelhecimento humano, cuidado, enfermagem e arte terapia.

14:45 – 15:15

  • PALESTRA: “Sistematização da Assistência em Enfermagem no cuidado à saúde do idoso”
  • PALESTRANTE: Francisca Márcia Pereira Linhares

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1986). Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (2004). Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde, aleitamento materno, sistematização da assistência de enfermagem e idoso.

  •  

 

  • MEDIADOR (A): Prof.ª Dra. Ladjane Albuquerque
  • Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1977). Mestre em Enfermagem Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE (2011). Consultoria e assessoria nas áreas de Metodologia e Didática do Ensino Superior, Educação Continuada em Enfermagem, Planejamento Curricular e Planejamento de Especialização à Distância

HORÁRIO

PAINEL

16:00 – 16:45

PAINEL: “Desafios e Avanços da segurança do paciente em cenários (in)seguros”.

PAINELISTA: Dr.ª Almerinda Luedy

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1987), Doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, (2013), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2004). Tem experiência na área de Gestão em Serviços de Saúde, Gestão em Qualidade e Segurança do Paciente. Ministra palestras sobre liderança, gestão, motivação, dentre outros temas em nível nacional e internacional.

16:45 – 17:15

Painel: “A segurança do paciente na atenção Básica de Saúde”

Painelista: Prof.ª Rosa Régia Medeiros

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, atualmente exerce a função de Enfermeira Auxiliar do Governo do Estado de Pernambuco, presidindo a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional do Agreste e é de Supervisora de plantão. É docente da Asces-UniTA.

 

MEDIADOR (A): Enf.ª Cristiane Araújo da Silva

Enfermeira, Membro do Núcleo de Segurança do Paciente e Gerente de Risco do Hospital da Restauração –PE)

SEXTA-FEIRA 30.09.2016

HORÁRIO

CONFERÊNCIA

08:30 -09:15

CONFERÊNCIA: “Desafios e Avanços do enfermeiro empreendedor

CONFERENCISTA:Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Haddad

Possui graduação em Enfermagem, mestrado em Histologia pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência profissional na gestão de serviços de enfermagem e docente na área de gerenciamento de enfermagem. Desenvolve pesquisas sobre os temas: gestão de serviços de enfermagem, saúde do trabalhador e assistência ao portador de diabetes mellitus com foco no pé diabético. Integra o banco de Avaliadores do INEP desde 2003.

09:15 – 09:45

PALESTRA: “Avanços no empreendedorismo em enfermagem: do empirismo a prática científica”.

PALESTRANTE: Prof.º Diego Augusto Oliveira

Oncologia pelo Centro Universitário Uninter (2008), tem experiência Assistencial, Gerencial e no Ensino de Nível Técnico, de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Atualmente é Gerente da Qualidade da Unimed Caruaru, Docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Saúde Coletiva e tutor da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos da Faculdade ASCES.

MEDIADOR (A): Prof.º MSc. Gilmar Junior

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2003). É Mestre e Especialista em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (FIOCRUZ), atualmente é enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Atua como coordenador do núcleo de pós-graduação em enfermagem do Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE / Faculdade Redentor, CEO da Empresa GJ Consult. 

10:00 – 12:00

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

HORÁRIO

PAINEL

14:00 – 14:45

  • CONFERÊNCIA:“Desafios e Avanços do trabalho em Saúde Mental”
  • CONFERENCISTA: Dra. Iracema Frazão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e pós-doutorado em bioética no PPGENF da Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é coordenadora local do PROCAD- Enfermagem UFC/UFPE Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde mental, direitos humanos da pessoa com transtorno mental, enfermagem nas dependências químicas, bioética e transtorno mental.

 

14:45-15:15

 

PALESTRA: “É possível superar ideações e tentativas de suicídio?

 

PALESTRANTE:  Prof.ª MSc. Girliani Silva de Sousa

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, na modalidade mestrado sanduíche com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Experiência em pesquisa e prática clínica em saúde mental. Atuou como supervisora do Projeto de Extensão Liga de Estudo Saúde da Mulher e do Adolescente – LEMA. Ex-Bolsista do CNPq, FUNCAP e CAPES. Atua principalmente no tema Saúde Mental e Suicídio no Contexto da Saúde Pública.

MEDIADOR (A): Enf.ª MSc. Rita Acioli

Graduada em Enfermagem pela UFPE, é mestre em Saúde Coletiva pela UFPE, com dissertação sobre depressão pós-parto e cursou residência em Enfermagem Psiquiátrica no HUP. Atualmente é professora da ASCES onde leciona os referenciais temáticos Enfermagem Psiquiátrica, Intercorrências Psiquiátricas, Intercorrências na Gestação e Puerpério e a disciplina de Primeiros Socorros nos cursos de Bacharelado em Farmácia e Fisioterapia. Atua como enfermeira da emergência do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica.

HORÁRIO

CONFERÊNCIA

16:00 – 16:45

  • CONFERÊNCIA: “Desafios e Avanços do cuidar na perspectiva da finitude

CONFERENCISTA:  Dra. Maria Goretti Sales Maciel

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e especialização em Medicina Geral e Comunitária pela Associação Hospital de Cotia AHC (1986). Atualmente é Diretora de Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE e Diretora/Professora do Instituto Paliar. Tem experiência na área de Medicina da Família, Cuidados Paliativos e Saúde Pública.

 

16:45 – 17:15

  • PALESTRA: “Estratégias de apoio ao cuidador e empoderamento familiar: Como lidar com o sofrimento da família
  • PALESTRANTE: Conceição Hander
  • Enfermeira Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Pernambuco – HCP. Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE/ CAV.

 

  • MEDIADOR (A): Enfª. MSc.Daniele Corcioli Mendes Espinha

17:30 – 18:00

  • Premiação dos Trabalhos e Encerramento do Evento