O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2006, antigo Provão do Ministério da Educação, avaliou 15 áreas diferentes do saber. Apesar de Pernambuco ocupar o 14º lugar geral no Brasil e o 6º do Nordeste, há o que comemorar. E Caruaru mais uma vez é destaque. O curso de Direito, da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), atingiu o maior conceito no Estado, juntamente com o da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. A nota obtida foi 04 (quatro), numa escala que vai de 01 (um) a 05 (cinco).

Os cursos de Direito e de Ciências Contábeis tiveram, ambos, 22 faculdades avaliadas em Pernambuco. Mas, uma curiosidade une as três Instituições de Ensino Superior que obtiveram o maior conceito em Direito: todas são tradicionais. O curso de Caruaru funciona há 48 anos e já formou mais de 4.500 bacharéis na área. “Esse é mais um reconhecimento ao trabalho que procuramos desenvolver, unindo ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, afirmou o diretor da Faculdade de Direito de Caruaru, professor Paulo Muniz Lopes.

O Exame avaliou o desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos. Na edição 2006, 386.524 estudantes dos ensinos público e privado de todos os estados do país e do Distrito Federal participaram das provas. O resultado completo do Enade 2006 está na internet, no site www.inep.gov.br