Ao som de um trio elétrico e muitos apitos, os estudantes da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, reivindicaram mais segurança na Avenida Portugal nesta segunda-feira, 28. Faixas com pedidos de segurança foram expostas, bloqueando a passagem de automóveis. A iniciativa da mobilização foi tomada pelo Diretório Acadêmico de Direito e pelos estudantes.

Antes e após as aulas os estudantes protestaram contra a violência no município e contra a falta de policiais nas ruas. "Já houve uma reunião com os alunos, representantes da Faculdade, Prefeitura Municipal e a Polícia Militar para pedir mais segurança às imediações, e uma transferência das paradas de ônibus que ficam na avenida Portugal, centralizando mais próximo à Faculdade e até agora nada foi feito. Mas já hoje, após nossa primeira reivindicação, pela manhã, foi-nos feito um contato através de um representante da Polícia que disse que a partir de amanhã vai haver um reforço no policiamento ostensivo no perímetro da Portugal", disse o estudante do nono período e presidente do Diretório Acadêmico de Direito, Arthur Ramos.

"Acho interessante a iniciativa dos estudantes em reivindicar melhores condições de segurança nas vias públicas. Isto demonstra preocupação com a sociedade", declarou o presidente da Asces, professor Paulo Muniz Lopes.

O protesto, em tom de reivindicação social, contou até com uma quadrilha improvisada de São João. Pela noite, duas viaturas da Polícia Militar marcaram presença na avenida.

Discutindo o tema

Ao mesmo tempo da manifestação na avenida Portugal, acontecia no auditório da Asces, dentro da programação da III Jornada de Iniciação Científica, a palestra do professor Bruno Galindo, que palestrou sobre Direitos Fundamentais e Direitos Humanos de 3ª Geração. Bruno Galindo, Doutor em Direito Público, relatou os principais aspectos jurídicos para uma platéia que lotou o auditório da Instituição.