Foi confirmado nesta segunda-feira o doping da nadadora brasileira Rebeca Gusmão nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007. Através de um comunicado emitido pela Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) foi anunciado que a nadadora teve suas medalhas suspensas. O Brasil, no entanto, permanece na segunda colocação no quadro de medalhas da competição, com 53 ouros, 39 pratas e 65 bronzes. 

Além de Rebeca Gusmão outros três atletas também perderam suas medalhas: o halterofilista brasileiro Fabrício Mafra; o ciclista colombiano Libardo Niño e jogador nicaragüense Pedro Wilder Rayo.

O exame de Rebeca deu positivo para testosterona exógena. Em conseqüência ao fato, ela perdeu as medalhas de ouro nos 50 e 100m livre, a prata no 4x100m livre e o bronze no 4×100 medley. A venezuelana Arlene Semeco herda as duas medalhas de ouro que a brasileira havia obtido. Hoje, 18, está programada a abertura da contraprova do exame de Rebeca realizado dia 13 de julho. O resultado será divulgado pelo laboratório Armand Frappier, em Montreal, no Canadá. 

A Odepa informou que dos 5.623 atletas, 1.274 receberam exames antidoping, 234 deles de surpresa ficaram fora da competição. Apesar dos casos, segundo a Odepa, os Jogos do Rio de Janeiro foram os mais limpos da história. Em Winnipeg 1999 foram registrados 11 casos de doping, em Santo Domingo 2003 foram 12. 

Com informações de agências de notícias.