Na quarta-feira (25/05), no auditório da Asces, de 8h às 12h, terá início as atividades com os grupos de trabalhos sobre “Redes: construindo práticas na perspectiva do SUAS – demandas. Fragilidades e potencialidades”. O grupo será coordenado pela Assistente Social – Diretora da Proteção Básica da Secretaria da Criança, do Adolescente e de Políticas Públicas da Prefeitura de Caruaru, Cintya Medeiros e os professores do curso de Serviço Social da Asces José Orlando Rabello, Edelweiss Falcão e Sheilla Rocha.

Logo mais à tarde, a partir das 14h, também no auditório, o mesmo grupo realizará a mesa redonda: “Identificando atores: tecendo a rede”, com o objetivo de congregar profissionais e instituições em função da construção de uma rede de serviços socioassistenciais na cidade de Caruaru e da identificação de demandas, fragilidades e potencialidades desses sujeitos sociais na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Os eventos continuam na sexta-feira (27/05), no auditório da Faculdade, onde o CRESS encerra suas atividades com a mesa de debate: Os Desafios Profissionais Contemporâneos: 18 anos do código de ética e da lei de regulamentação da profissão. Com as palestrantes: Sheilla Nadíria, professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Asces e Marina Gondim, professora e especialista em Direitos Humanos pela UNICAP/PE.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da Asces, Sheilla Nadíria, a comemoração do dia do Assistente Social significa lembrar o esforço anônimo e diário desses profissionais que sonham com uma sociedade emancipada, livre de preconceitos e de discriminações de classe, de credo, de etnia e de gênero. “O Assistente Social constrói em conjunto com as populações as quais atende as possibilidades de acesso igualitário a uma vida melhor, mais digna, mais humana. Que a importância do assistente social como profissional seja comemorada não apenas pela qualidade técnica de seus serviços, mas pelos princípios éticos que abraçam voltados para um necessário avanço civilizatório”, fala Nadíria.

O dia do Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio, mas as festividades iniciam na próxima sexta-feira (13/05) no Recife, com a posse da nova diretoria do CRESS, gestão 2011/2014, “Amarra o Teu Arado a uma Estrela”, na qual a professora Nadíria é suplente na chapa.

Este ano o conselho estruturou uma programação descentralizada visando ampliar o debate junto à categoria, através de conferências e mesas de debates, onde os profissionais irão discutir com a participação de convidados temas relacionados a democracia, participação social e o código de ética da profissão. A programação será realizada nos municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina.