Estudos recentes comprovam que academias, salas de relaxamento, meditação, massagens e outros recursos na hora do trabalho fazem o quadro de funcionários render melhor. É a ginástica laboral que vem ganhando a cada dia mais adeptos em grandes empresas. Esta é uma das maneiras de garantir a boa forma e a motivação dos funcionários. 

Os resultados são vistos de imediato. Disposição para atividades, diminuição dos níveis de estresse, menor incidência com lesões por esforço repetitivo (LER), e mais animação e disposição de todos. Não é preciso fazer horas de exercício todos os dias, interrompendo o trabalho apenas para fazer ginástica. A prática se propõe à realização de exercícios leves de alongamento que, feitos no decorrer do dia, por alguns minutos em determinados intervalos, poderão ajudar a aliviar suas tensões, estender seus músculos, corrigir a postura e beneficiar a circulação.

Para Manoel Júnior, professor de Educação Física da Asces, a ginástica laboral é muito importante e precisa ser feita pelo menos três vezes por semana. “A diminuição de ausências no trabalho e uma melhor qualidade de vida são os mais importantes fatores da ginástica laboral. Qualquer pessoa está apta a praticar o exercício, desde que haja o acompanhamento do profissional especializado para tal”, comentou o professor que também é especialista em fisiologia do exercício.

Exercite-se em sua própria mesa de trabalho
Para relaxar tudo começa com a respiração. Faça respirações profundas para interromper o efeito do cansaço e ajudá-lo a relaxar. Feche os olhos, expire completamente pela boca e inspire lentamente pelo nariz. Prenda a respiração por cinco segundos, em seguida, expire começando o ciclo novamente. Repita isso por pelo menos umas cinco vezes.

Para aliviar da tensão das costas você pode:
Retire sua cadeira da mesa para ter espaço suficiente. Entrelace os dedos, vire a palma das mãos para fora a frente do corpo e alongue seus braços o mais longe que puder do seu corpo levando também os ombros a frente. Mantenha as costas eretas e braços paralelos a mesa. Vire-se para a direita e retorne ao centro. Vire-se para a esquerda e volte ao centro.

Procure sempre algum profissional habilitado para orientações de exercícios e tenha um bom trabalho.