A Faculdade Asces está na lista dos cursos mais bem avaliados no ENADE 2013, segundo relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) esta semana. Participaram desde ciclo sete cursos da Asces, dentre os quais os Bacharelados em Farmácia e em Fisioterapia, que obtiveram o conceito 4 na avaliação, sendo a nota máxima 5. Além disso, os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Odontologia e Serviço Social conquistaram a nota 3.  Das instituições privadas de Pernambuco, a Asces é a que obteve o maior número de cursos com conceitos 3 e 4, além de ser a melhor no ranking geral do interior.

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é apenas um dos critérios que compõem a análise dos cursos, que inclui ainda aspectos diversos que vão desde a infraestrutura à titulação do corpo docente. No caso da Asces, o Índice Geral dos Cursos (IGC) é 3 e o Conceito Institucional (CI) é 4, um dos melhores indicadores do Brasil, e que representam a totalidade dos esforços em oferecer educação superior atendendo aos aspectos essenciais para uma formação humanística e técnica.

O sétimo curso avaliado foi a graduação em Educação Física que obteve nota 2. Apesar desse conceito, a instituição entende que esta nota isolada não reflete a realidade do curso em sua integralidade. “Nós estamos muito felizes com os cursos que obtiveram notas 3 e 4, pois refletem claramente o que nós oferecemos no ensino, na pesquisa e na extensão. Com relação ao curso de Educação Física, nós temos plena confiança em seu projeto pedagógico. O que pode explicar a nota 2 é um eventual comportamento pouco comprometido de parte dos estudantes que realizaram a prova no ano passado”, comentou o diretor geral da Faculdade Asces, Paulo Muniz. É importante destacar que a graduação possui as condições necessárias para continuar funcionando e que as atividades do curso seguem normalmente.

Para o coordenador da Educação Física, o professor Luciano Leonídio, é certo que esta nota não representa a realidade. “Todas as condições para a oferta do curso são amplamente atendidas. Este exame realizado pelos estudantes não diminui a qualidade e a importância do Bacharelado em Educação Física da Faculdade Asces”, disse Leonídio, reforçando a tradição e o pioneirismo da graduação que já possui 10 anos de atuação no interior de Pernambuco

Todos os cursos da Asces têm como meta não somente a preocupação com a formação acadêmica do estudante, bem como o oferecimento serviços e inúmeros projetos de intervenção social com a comunidade.

O próximo ciclo avaliativo do ENADE para a área da saúde será em 2016, em que serão observados o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos.