A ferramenta de mapas Google Earth está tentando surpreender novamente. Agora o Google prepara uma nova característica para implantar sons no serviço e permitir que o usuário escute sons de qualquer parte do mundo. Uma companhia da Califórnia, nos Estados Unidos, criou um software que pode colocar sons gravados relativos às locações no Google Earth. A empresa, de um pesquisador britânico, possui mais de 3,5 mil horas de gravações digitais de sons registrados em parques nacionais, cidades, músicas típicas e eventos naturais.

Bernie Krause, fundador da Wild Sanctuary, afirmou em entrevista que a sua base de dados permitirá ouvir o som de uma avalanche ou os barulhos de uma selva africana em plena noite. A idéia é disponibilizar os sons junto às localidades em que eles, de fato, foram captados. “Uma figura corresponde a mil palavras, mas um som pode descrever mil imagens”, disse o diretor da empresa, Bernie Krause.

Krause passou os últimos 40 anos colecionando sons, e suas gravações incluem mais de 15 mil barulhos animais e áudio de uma grande quantidade de localidades, incluindo cidades, desertos, montanhas e ambiente marinho. Segundo ele, é a maior biblioteca de sons naturais existente.