LICENCIATURA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Deve estar qualificado para analisar a realidade social escolar, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas. O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar, além de atuar no Esporte Escolar e na Gestão Educacional.

A partir de 2022 os alunos ingressantes passarão a cursar a graduação em Educação Física (Etapa comum até o 4ºperíodo e Etapa específica a partir do 5ºperíodo).
Nesse sentido, de acordo com a Resolução 06/2018, o Curso de Graduação em Educação Física terá uma Etapa comum de dois anos e uma etapa específica de mais dois anos. Funcionará da seguinte forma: até o quarto período os estudantes irão permanecer em um único curso. A partir do quinto período ele segue na etapa específica da Licenciatura podendo também, num período de quatro anos sair com os dois cursos e atuar em todas as áreas da Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).
O curso de Graduação em Educação Física da Asces-Unita tem 3.400h com integralização de 4 anos, 680h de estágio supervisionado, 340 horas de estudos integrativos e 340 de creditação de extensão. O restante da Carga-horária é distribuída nas disciplinas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura de Movimento, técnico-científica, sócio antropológicas e histórico-filosóficas.
  • Duração (mínima e máxima): 03 a 05 anos.
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 337, do Ministério da Educação, publicada em 04/02/12.
  • Reconhecido através da Portaria nº 274, do Ministério da Educação, publicada em 14/12/12.
  • Regime escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

É o primeiro e único Curso do Agreste de Pernambuco a formar professores de Educação Física para atuarem na Escola. Além de contemplar a atuação na disciplina Educação Física, forma ainda o professor para o cargo de gestão e atuação no esporte escolar no âmbito das instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica. É também o único curso de Licenciatura em Educação Física de instituição privada em todo o estado de Pernambuco a ter o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID com bolsas destinadas para estudantes e financiadas pela CAPES.

SOBRE O CURSO

Historicamente, principalmente a partir da década de 80, a área de conhecimento da Educação Física vem, com base em debates de vários grupos, se modificando. Especialmente se considerarmos o aparato legal que envolvia a área anteriormente a essa época. Estávamos fortemente marcados por uma Educação Física alienadora advinda das influências do período da Ditadura Militar.

Apontamos a década de 80 como um período de grandes transformações filosóficas como conseqüência desses debates na esfera da ciência e da política no Brasil. Em termos de Educação Física na escola estávamos regidos pelo decreto 69450/71 o qual considerava a Educação Física como Atividade Curricular obrigatória na Educação Básica. Após alguns anos com a LDB atual (9394/96) a Educação Física passa a ser considerada como Componente Curricular. Atividade é um aspecto sem uma sistematização curricular diferentemente de Componente o qual compõe o currículo. Com essas e outras transformações, os currículos, também no Ensino Superior, sofreram modificações justamente para atender e levar os futuros professores a entenderem essas mudanças. Nesse sentido, o nosso grande desafio é levar a geração de futuros Professores de Educação Física a compreender o que significa uma área de conhecimento ser considerada como componente curricular na escola.

Diante dessa afirmação, a Licenciatura forma o Professor de Educação Física que, além de atuar como professor do COMPONENTE CURRICULAR Educação Física, também pode atuar com o treinamento escolar, compreendendo a escola como lócus de sua atuação.

Sendo o primeiro Curso de Licenciatura da Faculdade ASCES-UNITA após os seus 52 anos de existência e o primeiro Curso do Agreste de Pernambuco nessa área específica, a Licenciatura em Educação Física foi autorizada pelo MEC através da Portaria n.337, publicada em 04/02/2011.

Perfil profissional

O perfil idealizado para o egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física é de um profissional com formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se na competência técnico-profissional, com base no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável. Deve estar qualificado para analisar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal de movimento, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas.

O Licenciado em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional no componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio de teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e de teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar.

Coordenadora:
Professora: MS. Roberta de Granville Barboza

Campo de Atuação
O Licenciado de Educação Física atuará como professor do componente curricular Educação Física na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em Instituições de Ensino público e privado, bem como na área de treinamento escolar, gestão educacional e em projetos na rede pública e privada que envolvam a perspectiva da Educação Escolarizada.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA 

Coordenação do Curso: Prof. Roberta de Granville Barbosa

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (Anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Alison Oliveira da Silva http://lattes.cnpq.br/3902931300437589Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduações em Educação Física e em Licenciatura em Educação Física.ParcialTeoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza05 anos de experiência no ensino superior.Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (PAPGEF) UPE/UFPB .
Ana Paula Cavalcante Luna de Andrade http://lattes.cnpq.br/3854663999488200Doutora em Ciências da Religião Mestre em Filosofia Especialização em coordenação pedagógica
Graduada em pedagogia
Integral-18 anosProfessora assistente II e coordenadora pedagógica na ASCES/UNITA. Tem experiência na área de
Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.
Ana Paula Rodrigues Figueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em MBA em Gestão Escolar, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialFundamentos da Gestão Educacional11 anosGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior.
Diego Santiago Freire Sousa http://lattes.cnpq.br/8343437333113998Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduado em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia dos Esportes Aquáticos06 anos atuando no ensino superiorMembro do Grupo de Pesquisa em Saúde e Esportes (ASCES - UNITA); Possui experiência na área de treinamento de força e treinamento esportivo, atuando também como Personal Trainer; Atualmente é Docente do Curso de Ed. Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA); Prof. Orientador do Núcleo Esportivo e do estágio supervisionado em Esportes Coletivos do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA).
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
Parcial-20 anosÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcial-10 anosAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academias de ginástica. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e Avaliação Cineantropométrica.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaParcialTeoria e Metodologia da Recreação e lazer04 anos no ensino superiorAtualmente é professora no curso de Graduação em Educação Física da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Ténico/ Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), como também o curso de Graduação da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).E professora do Ensino Médio Integrado ao Técnico (Mediotec) do SENAC/PE. É membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF/UPE desde 2012. Atua na área da Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais; Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer; Ludicidade; Jogos; Recreação; Lazer; Metodologia da Pesquisa; Didática; Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; História da Educação Física; Esportes de Aventura e da Natureza.
Marcos Túlio de Sá http://lattes.cnpq.br/8131928325276663Mestre em Actividade Física e Saúde
Especialização em Actividade Fìsica e Saúde Graduado em Educação Física
HoristaEducação Física Especial e Teoria e Metodologia dos Esportes Coletivos III10 anosEx coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da Asces-Unita (2016-2018). Docente da Asces-Unita nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Juiz de Linha Internacional de Badminton com atuação em quatro torneios internacionais, dentre eles uma Olimpíada. Tem experiência docente na área de treinamento escolar, atividade física para grupos especiais, esportes na natureza, treinamento esportivo, como também atividade física em empresas (GL). Atualmente coordena os projetos de extensão: Prática e Treinamento Esportivo para pessoas com Deficiência (PROTED), desde 2013.
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestrado em Educação Especialização em Especialização Em Educação Física Escolar Graduação em Licenciatura Plena Em Educação FísicaIntegral-19 anosProfessora de Educação Física. Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Professora Assistente da ESEF/UPE. Membro do Grupo de Pesquisa Ethnós da ESEF/UPE. Professora Assistente do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA. Membro do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Elma Novais - ASCES/UNITA
Viviane Maria Morais de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6269213178761113Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialização em AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE HUMANA e Graduação em Licenciatura plena em Educação Física.Parcial-08 anosAtualmente compõe o corpo docente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA, desde o ano de 2014. Atuou como professora substituta no curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (2018 - 2020), fez parte do corpo docente dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia na UNIFAVIP WYDEN (2018 - 2019). Tem experiência na área de Métodos e Técnicas de Ensino e em Dança, com destaque na técnica de ballet clássico e danças tradicionais do Nordeste. Atua como coordenadora da Pós-Graduação em Ensino do Balé Clássico (Faculdade IDE - Recife), como coordenadora do projeto de extensão - Dança no Agreste- no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA. (Texto informado pelo autor)
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.481,62
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.259,38
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.333,46

* Na matrícula do Curso de Educação Física incluir R$ 15,00 do Diretório Acadêmico

Coordenação: Roberta de Granville

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Ana Paula Rodrigues FIgueirôa http://lattes.cnpq.br/4328053836670702Doutora em Educação Mestrado em Educação
Especializações em Educação Física Escola, em MBA em Gestão Escolar, em Saúde Coletiva e em Coordenação Pedagógica Graduada em PEDAGOGIA e em Educação Física
ParcialFundamentos Histórico-filosóficos da educação física10 anosGraduada com Licenciatura Plena em Educação Física, é professora das redes estadual de PE e do município de caruaru, tendo experiência na educação Básica e no Ensino Superior
Fabrício Andrade Martins Esteves http://lattes.cnpq.br/4226021213549098Doutor em Biologia Aplicada a Saúde
Mestre em Bioquímica e Fisiologia Graduada em Biomedicina
ParcialLeitura e produção de textos16 anosExperiência em gestão de laboratório público municipal (Prefeitura do Recife, Laboratório Municipal de Saúde Pública, Diretor).
Experiência Clínica em Banco de sangue e agência transfusional (Universidade de Pernambuco- CISAM, 13 anos, Biomédico), Experiência em análises bioquímicas, hematológicas, uroanálises (Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura de Olinda, Biomédico, 12 anos), Experiência profissional em diagnóstico molecular de doenças virais e biologia molecular de vírus respiratórios (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco - LACEN/PE - 1 ano). Experiência em programas de pós-graduação lato sensu (CCE cursos, ICOM cursos).
Flávio Miguel Archanjo http://lattes.cnpq.br/3725930156115576Doutor em Educação
Mestre em Educação Especialização em Educação Física Escolar Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física
ParcialBioquímica básica20 anosÉ Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, já atuou na Faculdade Saleziana do Recife e já atuou também como coordenador de Curso da Faculdade de Goiana.
Gêssyca Adryene Menezes http://lattes.cnpq.br/7703567589567885Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Graduada em FisioterapiaHoristaAnatomia Humana6 anosFisioterapeuta, docente, anatomista, massoterapeuta, auriculoacupunturista e reikiana (Reiki nível III). Atualmente é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) e por ser anatomista tem experiência em diversas áreas que envolvam anatomia, como: anatomia humana, anatomia palpatória, anatomia clínica, anatomia do aparelho locomotor, neuroanatomia e anatomia radiológica. Tem experiência nas diversas áreas da Fisioterapia, atuando desde as áreas de Fisioterapia Traumato-ortopédica, Reumatológica, Geriátrica, Dermatofuncional, Neurofuncional (Adulto e Pediátrica) e até a Uroginecológica. Realiza pesquisas que envolvam os seguintes temas: cefaleia, crianças e adolescentes, qualidade de vida, anatomia, fisiologia, acupuntura e reiki.
Humberto José Gomes da Silva http://lattes.cnpq.br/4922345197452562Mestre em Educação Físca Especialização em Avaliação da Performance Humana Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e EsportesParcialInformática instrumental10 anosAlém da experiência no ensino superior, tem atuação em academias de ginástica. Mestre em Educação Física (UPE/UFPB). Possui graduação em Licenciatura
Plena em Educação Física e Esportes pela Universidade Federal de
Pernambuco. Especialização em Avaliação da Performance Humana, ESEF. Tem
experiência na área de Educação Física, com ênfase em Obesidade,
Bioestatística, Fisiologia do Exercício, Treinamento de força e Avaliação Cineantropométrica.
José Armando de Andrade http://lattes.cnpq.br/4101389437733962Mestre em Letras Graduado em LETRASParcialMetodologia do trabalho acadêmico15 anosProfessor assistente IV e Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da ASCES/UNITA. Tem pesquisas e interesse principalmente nos seguintes temas: linguagem, direito e filosofia; construção de categorias em textos jurídicos, relações entre a fala e a escrita, livro didático, gêneros textuais, redação escolar, aspectos linguístico-cognitivos nas relações de ensino aprendizagem e sobre a cognição linguística nos processos de aquisição ou desenvolvimento e
suas relações com a sintaxe.
Marcela Natália Lima de Figueiredo http://lattes.cnpq.br/4028748781963247Mestre em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB Graduada em Educação FísicaParcialTeoria e metodologia do jogo e brinquedo da cultura popular03 anosAtualmente é professora no curso de Graduação em Educação Física da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Ténico/ Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), como também o curso de Graduação da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE).E professora do Ensino Médio Integrado ao Técnico (Mediotec) do SENAC/PE. É membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF/UPE desde 2012. Atua na área da Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais; Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer; Ludicidade; Jogos; Recreação; Lazer; Metodologia da Pesquisa; Didática; Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; História da Educação Física; Esportes de Aventura e da Natureza
Roberta de Granville Barboza http://lattes.cnpq.br/7529601152586870Mestre em Educação
Especialização m Educação Física Escolar Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
IntegralFundamentos Filosóficos da Educação Física20 anosAlém de atuar como docente no ensino superior e na gestão cpomo coordenação de curso, foi professora de Educação Física na Educação Básica atuando em escolas públicas e privadas. Além de atuar como docente na Asces-Unita é também professora da Escola Superior de Educação Física da UPE.
Viviane Maria Morais de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6269213178761113Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Especialização em AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE HUMANA e Graduação em Licenciatura plena em Educação Física.ParcialTeoria e metodologia da dança08 anosAtualmente compõe o corpo docente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA, desde o ano de 2014. Atuou como professora substituta no curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (2018 - 2020), fez parte do corpo docente dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia na UNIFAVIP WYDEN (2018 - 2019). Tem experiência na área de Métodos e Técnicas de Ensino e em Dança, com destaque na técnica de ballet clássico e danças tradicionais do Nordeste. Atua como coordenadora da Pós-Graduação em Ensino do Balé Clássico (Faculdade IDE - Recife), como coordenadora do projeto de extensão - Dança no Agreste- no Centro Universitário Tabosa de Almeida - Asces/UNITA. (Texto informado pelo autor)

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support