Pesquisadores americanos comprovaram que o estresse psicológico pode ser ruim para o coração. O estudo foi realizado a partir de uma revisão de publicações dos últimos trinta anos sobre os efeitos do estresse ao coração. Foram considerados os mais diversos fatores estressantes, desde situações naturais, como terremotos, aos aborrecimentos do dia a dia, como estresse no trabalho ou problemas no casamento.

Algumas das principais constatações são:
– Fatores estressantes curtos, porém drásticos, como os terremotos, são seguidos por um aumento agudo nas mortes por doença cardíaca.
– Fatores estressantes menores e curtos, como problemas matemáticos que necessitem ser resolvidos, podem levar ao surgimento de dor torácica e alterações no ritmo cardíaco em algumas pessoas.
– Estresse no trabalho e no matrimonio estão ligados a crises de hipertensão e episódios de angina e mortes de origem cardíaca.

Os pesquisadores ainda afirmam que a psicoterapia, a meditação, os exercícios e as técnicas de relaxamento poderiam ajudar as pessoas a melhorar sua capacidade de lidar com os problemas, já que o estudo indica que algumas pessoas lidam melhor com o estresse do que outras.

Com informações do Journal of the American College of Cardiology.

Leia mais sobre o assunto:
Caruaru ganha o primeiro Hospital de Coração do Interior; 
Problemas com sono fazem mal ao coração das mulheres;
Estudo indica que coração encolhe a partir dos 50 anos;