GRADUAÇÃO

SAÚDE COLETIVA

Também chamado de Sanitarista, este profissional domina conhecimentos e habilidades específicas que não se resumem às Ciências Biológicas e da Saúde, mas igualmente capaz de identificar as necessidades sociais de saúde e de atuar como gestor de processos coletivos de trabalho em saúde. Fundamentado em princípios humanísticos e éticos, sua atuação está voltada para a realização de ações de vigilância sanitária, planejamento, gestão, governança, controle, avaliação e auditoria, além de intervenções sociais organizadas e dirigidas à promoção, proteção, comunicação e educação em saúde.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 07 anos.
  • Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 567, do Ministério da Educação, publicada em 07/11/13.

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Professores com formação e experiências nos diversos campos da Saúde Coletiva. Estágios curriculares a partir do segundo período do curso, favorecendo a inserção no mercado de trabalho antecipadamente. Dinâmica curricular que proporcione contato com os diversos cursos da instituição. Possibilidade de participação nas diversas ações sociais e de pesquisas desenvolvidas na ASCES-UNITA.

SOBRE O CURSO

O mercado de trabalho do Sanitarista já está consolidado e apresenta diversas oportunidades. Existe carência de profissionais aptos a atuarem nos espaços da gestão de serviços de saúde, epidemiologia, ciências sociais e da saúde e nas novas tecnologias gerenciais. Por estar habilitado para a gestão no sistema de saúde no atual modelo de atenção, o Sanitarista trabalha e ocupa os mais destacados espaços tanto em instituições públicas quanto na iniciativa privada.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Matriz Curricular do Curso de Saúde Coletiva

SemestreDisciplinaCarga Horária

Total (h)

Carga Horária

Total (h/a)

Carga Horária Semanal (h/a)
1º Sem.

390h-468 h/a

(26 h/a semanal )

Anatomia Humana6072

04

Informática em Saúde3036

02

Citologia e Histologia3036

02

Metodologia do Trabalho Acadêmico3036

02

Introdução a Administração607204
Políticas Públicas em Saúde607204
Determinantes Sociais de Saúde607204
Bases Sociais, Antropológicas e Filosóficas da Saúde303602
2º Sem.

390h-468 h/a

(26 h/a semanal)

Fisiologia Humana607204
Metodologia Científica607204
Genética e evolução303602
Modelos de Atenção e Humanização607204
Sistema de Saúde Suplementar607204
Epidemiologia 1607204
Comunicação em Saúde303602
Vivências em Saúde Coletiva 1303602
3º Sem.

390h-468 h/a

(26 h/a semanal)

Optativa 1303602
Bioestatística303602
Patologia geral303602
Programas de Saúde 19010804
Promoção e Educação Popular em Saúde607204
Biossegurança303602
Vivências em Saúde Coletiva 2303602
Administração e Modelos de Gestão em Saúde607204
4º Sem.

350h-360 h/a

(22 h/a semanal)

Direito Sanitário303602
Farmacologia Geral303602
Epidemiologia 29010806
Programas de Saúde 29010806
Planejamento e Programação em Saúde9010806
Estágio Supervisionado I50
5º Sem.

410h-360h/a

(20 h/a semanal)

Gerenciamento em Saúde9010806
Pesquisas em Saúde303602
Vigilância  em Saúde 19010806
Bioética303602
Seminários Integrados em Saúde Coletiva 1607204
Estágio Supervisionado II110
6º Sem.

410h-360h/a

(20 h/a semanal)

Educação Permanente303602
Governança e Controle Social6010806
Produção de TCC 1303602
Regulação em Saúde607204
Vigilância  em Saúde 29010806
Optativa 2303602
Estágio Supervisionado III110
7º Sem.

410h-288 h/a

(16 h/a semanal)

Gestão e Desenvolvimento de Pessoas607204
Produção de TCC 2303602
Avaliação em Saúde 1607204
Economia e Financiamento em Saúde607204
Auditoria e Fiscalização em Saúde303602
Optativa 3303602
Estágio Supervisionado IV140
8º Sem.

350h-180 h/a

(10 h/a semanal)

Avaliação em Saúde 2607204
Produção de Artigo303602
Seminários Integrados em Saúde Coletiva 2607204
Estágio Supervisionado V200
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO
C/H 60 minC/H 50 min
Total de Horas em Disciplinas30702952
Total de Horas em Estágio Supervisionado610
Total de Horas em Atividades Complementares150

Coordenador: Eline Mendonça

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Eline Ferreira Mendonça http://lattes.cnpq.br/2505167056229152Mestre em Avaliação em Saúde Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Graduada em Enfermagem
ParcialAvaliação em Saúde6 anosEnferrmeira da APS - São Vicente Férrer/ Apoiadora Institucional da SES-PE na área de Vigilância em Saúde/ Consultora de Projetos da NHR- Brasil em Doenças Negligenciadas
Fernanda Maria Bezerra de Mello Antunes http://lattes.cnpq.br/6102338120574644Doutorado em Saúde Coletiva Mestrado profissional em saúde coletiva Especialização em Processos Educacionais em Saúde, em Residência Multiprofissionais em Saúde Coletiva e em Saúde Coletiva Graduação em FONOAUDIOLOGIAParcialSeminários Integrados em Saúde Coletiva; Produção de Artigo9 anosSecretaria Municipal de Saúde de Caruaru - Coord. de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ Dep. de Controle e Avaliação / Ouvidoria
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242Doutor em Saúde Pública Mestre em Saúde Pública Especializações em Saude Publica, em acupuntura e em sáude pública Graduado em FisioterapiaParcialGovernança e Controle Social na Saúde11 anosMembro do centro nacional de governança em sistemas e serviços de saúde (FIOCRUZ), consultor em saúde pública e pesquisador nas áreas de gestão e desempenho em saúde.
Maria do Carmo Ferreira de Andrade http://lattes.cnpq.br/5316006424881747Mestre profissional em SAÚDE COLETIVA
Especializações em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Graduada em Odontologia
ParcialEstágio 3 (Rede de Atenção à Saúde)14 anosGerência de Regulação da IV Gerência Regional de Saúde -PE
Maria Valéria Gorayeb de Carvalho http://lattes.cnpq.br/6879231725172992Mestre em Avaliação em serviços de Saúde Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em Saúde Púlblica Graduada em EnfermagemIntegralAuditoria e Fiscalização em Saúde16 anosEnfermeira da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco;
Secretaria Muncipal de Saúde de Caruaru;
Secretaria Muncipal de Saúde de Sairé;
Secretaria Muncipal de Saúde de Agrestina.
Michel Gomes de Melo http://lattes.cnpq.br/4492098003238266Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Gestão em Enfermagem Graduado em Bacharelado em EnfermagemParcial-7 anosExperiência hospitalar por meio da Residência

Atualizado em 27/01/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 7.124,28  06R$ 1.187,38R$ 1.128,01R$ 1.068,64R$ 1.009,27

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support