GRADUAÇÃO

SAÚDE COLETIVA

Também chamado de Sanitarista, este profissional domina conhecimentos e habilidades específicas que não se resumem às Ciências Biológicas e da Saúde, mas igualmente capaz de identificar as necessidades sociais de saúde e de atuar como gestor de processos coletivos de trabalho em saúde. Fundamentado em princípios humanísticos e éticos, sua atuação está voltada para a realização de ações de vigilância sanitária, planejamento, gestão, governança, controle, avaliação e auditoria, além de intervenções sociais organizadas e dirigidas à promoção, proteção, comunicação e educação em saúde.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 07 anos.
  • Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 567, do Ministério da Educação, publicada em 07/11/13.

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Professores com formação e experiências nos diversos campos da Saúde Coletiva. Estágios curriculares a partir do segundo período do curso, favorecendo a inserção no mercado de trabalho antecipadamente. Dinâmica curricular que proporcione contato com os diversos cursos da instituição. Possibilidade de participação nas diversas ações sociais e de pesquisas desenvolvidas na ASCES-UNITA.

SOBRE O CURSO

O mercado de trabalho do Sanitarista já está consolidado e apresenta diversas oportunidades. Existe carência de profissionais aptos a atuarem nos espaços da gestão de serviços de saúde, epidemiologia, ciências sociais e da saúde e nas novas tecnologias gerenciais. Por estar habilitado para a gestão no sistema de saúde no atual modelo de atenção, o Sanitarista trabalha e ocupa os mais destacados espaços tanto em instituições públicas quanto na iniciativa privada.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Matriz Curricular do Curso de Saúde Coletiva

SemestreDisciplinaCarga Horária

Total (h)

Carga Horária

Total (h/a)

Carga Horária Semanal (h/a)
1º Sem.

390h-468 h/a

(26 h/a semanal )

Anatomia Humana6072

04

Informática em Saúde3036

02

Citologia e Histologia3036

02

Metodologia do Trabalho Acadêmico3036

02

Introdução a Administração607204
Políticas Públicas em Saúde607204
Determinantes Sociais de Saúde607204
Bases Sociais, Antropológicas e Filosóficas da Saúde303602
2º Sem.

390h-468 h/a

(26 h/a semanal)

Fisiologia Humana607204
Metodologia Científica607204
Genética e evolução303602
Modelos de Atenção e Humanização607204
Sistema de Saúde Suplementar607204
Epidemiologia 1607204
Comunicação em Saúde303602
Vivências em Saúde Coletiva 1303602
3º Sem.

390h-468 h/a

(26 h/a semanal)

Optativa 1303602
Bioestatística303602
Patologia geral303602
Programas de Saúde 19010804
Promoção e Educação Popular em Saúde607204
Biossegurança303602
Vivências em Saúde Coletiva 2303602
Administração e Modelos de Gestão em Saúde607204
4º Sem.

350h-360 h/a

(22 h/a semanal)

Direito Sanitário303602
Farmacologia Geral303602
Epidemiologia 29010806
Programas de Saúde 29010806
Planejamento e Programação em Saúde9010806
Estágio Supervisionado I50
5º Sem.

410h-360h/a

(20 h/a semanal)

Gerenciamento em Saúde9010806
Pesquisas em Saúde303602
Vigilância  em Saúde 19010806
Bioética303602
Seminários Integrados em Saúde Coletiva 1607204
Estágio Supervisionado II110
6º Sem.

410h-360h/a

(20 h/a semanal)

Educação Permanente303602
Governança e Controle Social6010806
Produção de TCC 1303602
Regulação em Saúde607204
Vigilância  em Saúde 29010806
Optativa 2303602
Estágio Supervisionado III110
7º Sem.

410h-288 h/a

(16 h/a semanal)

Gestão e Desenvolvimento de Pessoas607204
Produção de TCC 2303602
Avaliação em Saúde 1607204
Economia e Financiamento em Saúde607204
Auditoria e Fiscalização em Saúde303602
Optativa 3303602
Estágio Supervisionado IV140
8º Sem.

350h-180 h/a

(10 h/a semanal)

Avaliação em Saúde 2607204
Produção de Artigo303602
Seminários Integrados em Saúde Coletiva 2607204
Estágio Supervisionado V200
DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DO CURSO
C/H 60 minC/H 50 min
Total de Horas em Disciplinas30702952
Total de Horas em Estágio Supervisionado610
Total de Horas em Atividades Complementares150

Coordenador: Eline Mendonça

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Eline Ferreira Mendonça http://lattes.cnpq.br/2505167056229152Mestre em Avaliação em Saúde Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Graduada em Enfermagem
ParcialAvaliação em Saúde6 anosEnferrmeira da APS - São Vicente Férrer/ Apoiadora Institucional da SES-PE na área de Vigilância em Saúde/ Consultora de Projetos da NHR- Brasil em Doenças Negligenciadas
Fernanda Maria Bezerra de Mello Antunes http://lattes.cnpq.br/6102338120574644Doutorado em Saúde Coletiva Mestrado profissional em saúde coletiva Especialização em Processos Educacionais em Saúde, em Residência Multiprofissionais em Saúde Coletiva e em Saúde Coletiva Graduação em FONOAUDIOLOGIAParcialSeminários Integrados em Saúde Coletiva; Produção de Artigo9 anosSecretaria Municipal de Saúde de Caruaru - Coord. de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ Dep. de Controle e Avaliação / Ouvidoria
Francisco de Assis da Silva Santos http://lattes.cnpq.br/4202239207519242Doutor em Saúde Pública Mestre em Saúde Pública Especializações em Saude Publica, em acupuntura e em sáude pública Graduado em FisioterapiaParcialGovernança e Controle Social na Saúde11 anosMembro do centro nacional de governança em sistemas e serviços de saúde (FIOCRUZ), consultor em saúde pública e pesquisador nas áreas de gestão e desempenho em saúde.
Maria do Carmo Ferreira de Andrade http://lattes.cnpq.br/5316006424881747Mestre profissional em SAÚDE COLETIVA
Especializações em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA Graduada em Odontologia
ParcialEstágio 3 (Rede de Atenção à Saúde)14 anosGerência de Regulação da IV Gerência Regional de Saúde -PE
Maria Valéria Gorayeb de Carvalho http://lattes.cnpq.br/6879231725172992Mestre em Avaliação em serviços de Saúde Especialização em Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e em Saúde Púlblica Graduada em EnfermagemIntegralAuditoria e Fiscalização em Saúde16 anosEnfermeira da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco;
Secretaria Muncipal de Saúde de Caruaru;
Secretaria Muncipal de Saúde de Sairé;
Secretaria Muncipal de Saúde de Agrestina.
Michel Gomes de Melo http://lattes.cnpq.br/4492098003238266Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em Gestão em Enfermagem Graduado em Bacharelado em EnfermagemParcial-7 anosExperiência hospitalar por meio da Residência

Atualizado em 27/01/2021

 

VALOR DO SEMESTRE (R$)R$ 7.124,28
Nº DE PARCELAS  06
PARCELA MENSAL (R$)R$ 1.187,38
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%R$ 1.128,01
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10%R$ 1.068,64
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15%R$ 1.009,27

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.