BACHARELADO

JORNALISMO

O futuro profissional estará apto para produzir notícias, informações jornalísticas e conteúdo em geral para as mais diversas mídias, a fazer uma leitura crítica da realidade, bem como estará qualificado para fomentar e ser mediador de diálogo entre as mais diversas visões da realidade e instâncias da sociedade, tudo em vista da construção da cidadania, do bem comum e de uma sociedade mais democrática, justa e fraterna.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
  • Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 212, do Ministério da Educação, publicada em 28/03/14.
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).

DIFERENCIAIS

Programa de Imersão em Práticas Jornalísticas, desenvolvido pelo Bacharelado em Jornalismo, em parceria com a Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Caruaru, pretende possibilitar o aprofundamento dos saberes sobre rotinas de trabalho no âmbito jornalístico. Paralelamente, construir novos conhecimentos e, claro, contribuir com o aperfeiçoamento das práticas existentes no mercado.

SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Jornalismo da Asces-Unita reforça o compromisso institucional em dedicar-se a formar profissionais responsáveis social e eticamente e competentes para contribuir com o crescimento da região. Aprofunda a teoria e a prática do jornalismo local, que contribui para o exercício da cidadania por parte de sua população, para um maior desenvolvimento social da região.

O jornalista é um profissional multitarefas que se utiliza de recursos multimídia e de tecnologias da informação para planejar e produzir materiais gráficos, eletrônicos e on-line dirigidos à mídia. Atua em veículos de comunicação jornalística impressos e eletrônicos (web, rádio e TV);  em assessorias de imprensa e comunicação em empresas públicas, privadas e do terceiro setor; em agências de notícias e de clipping; produtoras de rádios, vídeo e TV; na gestão de projetos e de empresas, desenvolvendo pesquisas de comunicação; em investigações científicas e no ensino superior na área da comunicação; além de estar apto a criar o seu próprio empreendimento na área.

Forma com qualificação o jornalista para as suas multitarefas, com solidez nas humanidades, com conhecimento das tecnológicas e na realização jornalística. Busca inserir o profissional no mercado além dos veículos tradicionais, numa abordagem ao cooperativismo, ao empreendedorismo e/ou outras formas remuneradas de exercício da profissão.

O curso se fundamenta no ensino-aprendizagem pela interdisciplinaridade e estimula o desenvolvimento científico. Além de aulas expositivas e práticas em laboratórios (informática, fotografia, rádio e TV), realiza exercícios constante, ao longo do curso, de elaboração de textos para as diferentes mídias - essencial para a profissão. Oferece ainda livros de referência à disposição na biblioteca e links no site institucional para banco de dados com material atualizado. Para formação geral, promove atividades de extensão como simpósios, conferências, seminários, palestras, oficinas etc.

Desta forma, o estudante de jornalismo da Asces-Unita levará em sua bagagem a formação sólida de um profissional versátil, porém com uma visão mais atenta, um olhar mais crítico diante da comunidade, do cidadão; ciente de sua responsabilidade perante a sociedade democrática.

O Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej) é um espaço de troca de ideias, discussões, debates, estudos e atividades práticas do bacharelado em Jornalismo. Funciona desde 2016, e atende às necessidades do curso do ponto de vista estrutural, tecnológico, de equipamentos e de quantidade de insumos disponíveis.

O laboratório presta serviços de apoio também às atividades institucionais e de outros cursos como registros de visitas técnicas, documentação e veiculação de atividades. É dividido em cinco ambientes: uma recepção, um espaço para reuniões e aulas, um estúdio de rádio, uma mini redação, e uma sala para guardar os equipamentos.

A cada semestre o Lapej promove oficinas e o Cine em Debate além de outras realizações que buscam contribuir com a formação dos estudantes de Jornalismo. Além da supervisão para organizar e gerir a dinâmica do ambiente, disponibiliza de um técnico que dá suporte às práticas e a manutenção dos equipamentos, e conta com o apoio de um bolsista.


Projetos de Extensão

∎ 1º. Entre-Fatos com Prof. Vanuccio Pimentel

II Conferência de Cultura, Identidade e Estética na Imagem

A II Conferência de Cultura, Identidade e Estética na Imagem tem como tema Culturas Urbanas. Abre espaço para o diálogo sobre as culturas urbanas, a estética presente nos diferentes produtos jornalísticos e o registro de imagens sobre a temática (com ênfase na fotografia e nas linguagens audiovisuais).

 

 


Através da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) estudantes desenvolvem produções como:
- O blog Vendo Sonhos  visa explorar um tema delicado e que sempre foi alvo de apedrejamentos: a prostituição.  
- O blog Dezconstruindo trata de temas relacionados com a Intolerância: 

Trabalhos submetidos na Intercom:

Jornal Laboratório


Produções Fotográficas


Culturas Urbanas 2018.2

  • Plataforma construída com conteúdos elaborados por estudantes do 2º, 4º, 6º e 8º período de Jornalismo do semestre 2018.2 - Acessar

Simpósio de Jornalismo e Ciência Política

 

O Simpósio de Jornalismo e Ciência Política é um evento científico-acadêmico e mercadológico que proporciona a interdisciplinaridade de conhecimentos. Acontece anualmente desde 2016, quando abordou o tema “Mídia, política e ideologia”, em 2017 retratou sobre "Mídia e regimes autoritários" e em 2018 trouxe a temática de "Mídia, Política e Pós-Verdade".

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO

Coordenação: Professora Cristina Vila Nova

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Cristina de Lelis Ximenes Ferreira http://lattes.cnpq.br/7145526251627663Especialização em Formação de Ensino de Língua Inglesa Graduada em Letras - Português e InglêsHoristaEspanhol Instrumental5 anosProfessora de línguas
estrangeiras nos Ensinos
Fundamental II
e Ensino Médio.
Acumula experiências
em escolas
especializadas no ensino
de línguas, além de ensino
regular em instituições
públicas e particulares.
Cristina Vila Nova de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/9644093759044402Mestre em Ciência da Informação Graduada em Comunicação Social- Jornalismo e em Comunicação Social- RadialismoParcialPesquisa em Jornalismo;
Roteiro e Produção para Audiovisual
5 anosExperiência em radiojornalismo
como produtora, repórter e
gestora, além de documentários
radiofônicos; produção para
programas de televisão,
conteúdo para rádios comunitárias
e assessoria de comunicação
e imprensa, principalmente,
em formatos para internet.
Atua como docente extensionista
desde 2017. É coordenadora do
curso de Jornalismo da Asces-Unita.
Diogenes José Pereira Barbosa http://lattes.cnpq.br/0206745480197766Mestre profissional em Indústrias Criativas Especialização em Docência no Ensino Superior
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
ParcialJornal Laboratório;
Cobertura Jornalística Especializada
8 anosAcumula experiências
como produtor,
repórter, fotojornalista
e editor, em jornais, revistas,
portais de notícias, rádios
e assessorias de imprensa
(locais e nacionais).
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialEmpreendedorismo5 anosDesigner com experiência
em temas voltados à moda,
estética, sociedade e consumo.
Desenvolveu atividades como
consultora de marketing,
visando a formatação de
projetos para negócios e
fomentando o empreendedorismo,
em diferentes campos.
Lucas tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura PlenaParcialTópicos Especiais12 anosMembro do Corpo Editorial
da REALIS Revista de
Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais
no Centro de Filosofia e
Ciências Humanas da UFPE.
Publicou em 2018 uma
obra autoral pela Editora
Universitária da UFPE.
É membro do Instituto de Estudos
Avançados da ASCES UNITA e
da NetWork Mundial Social-ONE
de Sociologia e Ciências Sociais,
e contemporaneamente é
colaborador permanente de
New Humanity, ONG com Status
Consultivo Geral no ECOSOC / ONU
e partner oficial das Nações Unidas
e da UNESCO.
Marconi Aurélio e Silva http://lattes.cnpq.br/9355237337761261Doutor em Ciência Política
Mestre em Ciência Política Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
HoristaJornalismo Analítico e Interpretativo17 anosJornalista, atuou em
assessoria de
comunicação
e produção de conteúdo
para plataformas impressas;
atuação em instituições
nacionais
e estrangeiras;
desenvolvimento pesquisas
sobre o cenário político-econômico,
nacional e internacional.

Atualizado em 27/07/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25
desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
R$ 6.562,0506R$ 1.093,67R$ 1.038,99R$ 984,31R$ 929,62

 

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support