BACHARELADO
JORNALISMO
O futuro profissional estará apto para produzir notícias, informações jornalísticas e conteúdo em geral para as mais diversas mídias, a fazer uma leitura crítica da realidade, bem como estará qualificado para fomentar e ser mediador de diálogo entre as mais diversas visões da realidade e instâncias da sociedade, tudo em vista da construção da cidadania, do bem comum e de uma sociedade mais democrática, justa e fraterna.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação Legal: Autorizado pela Portaria nº 212, do Ministério da Educação, publicada em 28/03/14.
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
DIFERENCIAIS
O Programa de Imersão em Práticas Jornalísticas, desenvolvido pelo Bacharelado em Jornalismo, em parceria com a Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Caruaru, pretende possibilitar o aprofundamento dos saberes sobre rotinas de trabalho no âmbito jornalístico. Paralelamente, construir novos conhecimentos e, claro, contribuir com o aperfeiçoamento das práticas existentes no mercado.
SOBRE O CURSO
O Curso de Bacharelado em Jornalismo da Asces-Unita reforça o compromisso institucional em dedicar-se a formar profissionais responsáveis social e eticamente e competentes para contribuir com o crescimento da região. Aprofunda a teoria e a prática do jornalismo local, que contribui para o exercício da cidadania por parte de sua população, para um maior desenvolvimento social da região.
O jornalista é um profissional multitarefas que se utiliza de recursos multimídia e de tecnologias da informação para planejar e produzir materiais gráficos, eletrônicos e on-line dirigidos à mídia. Atua em veículos de comunicação jornalística impressos e eletrônicos (web, rádio e TV); em assessorias de imprensa e comunicação em empresas públicas, privadas e do terceiro setor; em agências de notícias e de clipping; produtoras de rádios, vídeo e TV; na gestão de projetos e de empresas, desenvolvendo pesquisas de comunicação; em investigações científicas e no ensino superior na área da comunicação; além de estar apto a criar o seu próprio empreendimento na área.
Forma com qualificação o jornalista para as suas multitarefas, com solidez nas humanidades, com conhecimento das tecnológicas e na realização jornalística. Busca inserir o profissional no mercado além dos veículos tradicionais, numa abordagem ao cooperativismo, ao empreendedorismo e/ou outras formas remuneradas de exercício da profissão.
O curso se fundamenta no ensino-aprendizagem pela interdisciplinaridade e estimula o desenvolvimento científico. Além de aulas expositivas e práticas em laboratórios (informática, fotografia, rádio e TV), realiza exercícios constante, ao longo do curso, de elaboração de textos para as diferentes mídias - essencial para a profissão. Oferece ainda livros de referência à disposição na biblioteca e links no site institucional para banco de dados com material atualizado. Para formação geral, promove atividades de extensão como simpósios, conferências, seminários, palestras, oficinas etc.
Desta forma, o estudante de jornalismo da Asces-Unita levará em sua bagagem a formação sólida de um profissional versátil, porém com uma visão mais atenta, um olhar mais crítico diante da comunidade, do cidadão; ciente de sua responsabilidade perante a sociedade democrática.
O Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej) é um espaço de troca de ideias, discussões, debates, estudos e atividades práticas do bacharelado em Jornalismo. Funciona desde 2016, e atende às necessidades do curso do ponto de vista estrutural, tecnológico, de equipamentos e de quantidade de insumos disponíveis.
O laboratório presta serviços de apoio também às atividades institucionais e de outros cursos como registros de visitas técnicas, documentação e veiculação de atividades. É dividido em cinco ambientes: uma recepção, um espaço para reuniões e aulas, um estúdio de rádio, uma mini redação, e uma sala para guardar os equipamentos.
A cada semestre o Lapej promove oficinas e o Cine em Debate além de outras realizações que buscam contribuir com a formação dos estudantes de Jornalismo. Além da supervisão para organizar e gerir a dinâmica do ambiente, disponibiliza de um técnico que dá suporte às práticas e a manutenção dos equipamentos, e conta com o apoio de um bolsista.
Projetos de Extensão
A II Conferência de Cultura, Identidade e Estética na Imagem tem como tema Culturas Urbanas. Abre espaço para o diálogo sobre as culturas urbanas, a estética presente nos diferentes produtos jornalísticos e o registro de imagens sobre a temática (com ênfase na fotografia e nas linguagens audiovisuais).
Jornal Laboratório
Produções Fotográficas
- Fotonovela "Em defesa da natureza"
- Fotonovela "A falta da natureza"
- Fotonovela "Riscos de incêndio na floresta de Monte Verde"
Culturas Urbanas 2018.2
- Plataforma construída com conteúdos elaborados por estudantes do 2º, 4º, 6º e 8º período de Jornalismo do semestre 2018.2 - Acessar
Simpósio de Jornalismo e Ciência Política
O Simpósio de Jornalismo e Ciência Política é um evento científico-acadêmico e mercadológico que proporciona a interdisciplinaridade de conhecimentos. Acontece anualmente desde 2016, quando abordou o tema “Mídia, política e ideologia”, em 2017 retratou sobre "Mídia e regimes autoritários" e em 2018 trouxe a temática de "Mídia, Política e Pós-Verdade".
DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM JORNALISMO
Coordenação: Professora Cristina Vila Nova
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Cristina Vila Nova de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/9644093759044402 | Mestre em Ciência da Informação Graduada em Comunicação Social- Jornalismo e em Comunicação Social- Radialismo | Parcial | Tópicos Especiais | 6 anos | Experiência em radiojornalismo como produtora, repórter e gestora, além de documentários radiofônicos; produção para programas de televisão, conteúdo para rádios comunitárias e assessoria de comunicação e imprensa, principalmente, em formatos para internet. É coordenadora do curso de Jornalismo da Asces-Unita. |
Diogenes José Pereira Barbosa http://lattes.cnpq.br/0206745480197766 | Mestre profissional em Indústrias Criativas Especialização em Docência no Ensino Superior Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo | Horista | Cobertura Jornalística Especializada | 9 anos | Acumula experiências como produtor, repórter, fotojornalista e editor, em jornais, revistas, portais de notícias, rádios e assessorias de imprensa (locais e nacionais). |
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006 | Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de moda | Parcial | - | 5 anos | Experiência profissional em gestão de marketing, gestão de marca de moda, treinamento de equipes. Atualmente atua como instrutora convidado para treinamento e palestrante em consultorias. |
Lucas Tavares Galindo Filho http://lattes.cnpq.br/6532385332965132 | Mestre em Sociologia com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica Graduado em Ciências: Licenciatura Plena | Parcial | - | 13 anos | É membro do Corpo Editorial da REALIS Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais no CFCH Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE Universidade Federal de Pernambuco, publicou em 2018 uma obra autoral pela Editora Universitária da UFPE. É membro do Instituto de Estudos Avançados IEA do Centro Universitário ASCES UNITA e da NetWork Mundial Social-ONE de Sociologia e Ciências Sociais, e contemporaneamente é Colaborador Permanente de New Humanity, ONG com Status Consultivo Geral no ECOSOC / ONU e partner oficial das Nações Unidas e da UNESCO. |
Marconi Aurélio e Silva http://lattes.cnpq.br/9355237337761261 | Doutorado em Ciência Política Mestrado em Ciência Política Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo | Horista | - | 16 anos | É professor adjunto III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), onde já coordenou o Bacharelado em Relações Internacionais, entre os anos 2015 e 2019. É monitor do PEIEX - Programa de Qualificação às Exportações (APEX BRASIL / SENAC PE), além de colunista de Política na Rádio CBN Caruaru. Desenvolveu projetos e pesquisas junto a: IEA USP; GLOBELICS / REDESIST / BNDES / UFRJ; PNUD BRASIL; AMUPE; IPEA; PETROBRAS; FACEPE; CNPq; e, CAPES. Atualmente, é pesquisador de: Instituto de Estudos Avançados (IEA / ASCES-UNITA); Centro Chiara Lubich (Itália); e, Instituto Ásia (UFPE); além de dirigir a Lelo Conteúdos Inteligentes. |
Atualizado em 29/07/2022
PARCELA MENSAL (R$) | R$ 1.257,24 |
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 05 desc. de 15% | R$ 1.068,65 |
PARCELA MENSAL (R$) Pagtº antecipado até o dia 15 desc. de 10% | R$ 1.131,51 |
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Notícias
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