GRADUAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O curso de Administração Pública tem ênfase na formação de Administradores Públicos habilitados para o planejamento e gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais, além de atuação em agências reguladoras e de fomento social.
Campo de atuação
O Administrador Público pode atuar profissionalmente nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) através dos órgãos da administração direta e indireta, tais como ministérios, secretarias estaduais e municipais, órgãos de suporte ao poder público e organizações do Terceiro Setor, bem como em empresas privadas nas suas diversas interfaces com a esfera pública. Está também apto a prestar serviços de consultoria em planejamento e projetos.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
- Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09
- Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 503, publicada em 16/09/16
- Regime Escolar: Seriado semestral.
- Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
É o único curso oferecido em Pernambuco, destacando-se pela integração e dinamismo de sua matriz curricular, moderna e elaborada em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a qual está organizada a partir de nove eixos de conhecimento: Administração Pública, Psicologia e Comportamento, Finanças, Política e Sociedade, Direito, Formação e Pesquisa, Economia, Logística, Atualidades e Eletivas. Igualmente apresenta como instrumento complementar de formação o LPPM/Laboratório de Políticas Públicas Municipais, espaço de prática e de aproximação com o cotidiano da gestão pública municipal, com suporte de consultoria.
SOBRE O CURSO
O curso de Administração Pública da ASCES-Unita, além de ser o único em Pernambuco, destaca-se pela integração e dinamismo de sua matriz curricular com as disciplinas agrupadas em nove eixos de conhecimento: Administração Pública; Psicologia e Comportamento; Finanças; Política e Sociedade; Direito; Formação e Pesquisa; Economia; Logística; Atualidades e Eletivas.
É o único curso do Brasil com o Laboratório de Políticas Públicas Municipais, que visa prestar consultoria a prefeituras da região na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas integradas.
Sua proposta pedagógica é promover a formação de administradores éticos, competentes e comprometidos com o bem estar social, capazes de, direta ou indiretamente, pensar, conceber e atuar na esfera pública em prol do desenvolvimento sustentável nacional.
O curso de Bacharelado em Administração Pública da Asces foi autorizado pelo MEC através da portaria n° 68/2009, publicada em 04/09/2009.
São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:
1º semestre | 50 vagas (noite) |
2º semestre | 50 vagas (noite) |
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
A Asces-Unita possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de equipamentos audiovisuais, data-show, retroprojetor, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos, ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:
Biblioteca
A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.
Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:
- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.
Núcleo de Pesquisa e Extensão - NPE
Através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), desenvolvem-se atividades de iniciação científica, grupos de estudo e de monitoria e ainda se trabalha na organização de simpósios, fórum de debates e atividades de extensão universitária e de pesquisa junto à instituições públicas e privadas. Além do mais, realiza eventos que envolvam os estudantes e a comunidade em geral.
COORDENADOR DO CURSO:Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338 | Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde Graduação em Ciências Sociais | Parcial | - | 8 anos | Professora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. |
Vanuccio Medeiros Pimentel http://lattes.cnpq.br/8928155760846177 | Doutor em Ciência Política Mestre em Ciência Política Graduado em Licenciatura Plena Em Historia | Parcial | - | 16 anos | Professor adjunto II da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, corte interamericana, políticas públicas, desconfiança política e jurisdição internacional. É observador internacional da Organização dos Estados Americanos. |
Atualizado em 30/07/2021
Notícias
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