GRADUAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O curso de Administração Pública tem ênfase na formação de Administradores Públicos habilitados para o planejamento e gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais, além de atuação em agências reguladoras e de fomento social.

Campo de atuação
O Administrador Público pode atuar profissionalmente nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) através dos órgãos da administração direta e indireta, tais como ministérios, secretarias estaduais e municipais, órgãos de suporte ao poder público e organizações do Terceiro Setor, bem como em empresas privadas nas suas diversas interfaces com a esfera pública. Está também apto a prestar serviços de consultoria em planejamento e projetos.

  • Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 1617, do Ministério da Educação, publicada em 13/11/09
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 503, publicada em 16/09/16
  • Regime Escolar: Seriado semestral.
  • Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada)

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

É o único curso oferecido em Pernambuco, destacando-se pela integração e dinamismo de sua matriz curricular, moderna e elaborada em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a qual está organizada a partir de nove eixos de conhecimento: Administração Pública, Psicologia e Comportamento, Finanças, Política e Sociedade, Direito, Formação e Pesquisa, Economia, Logística, Atualidades e Eletivas. Igualmente apresenta como instrumento complementar de formação o LPPM/Laboratório de Políticas Públicas Municipais, espaço de prática e de aproximação com o cotidiano da gestão pública municipal, com suporte de consultoria.

SOBRE O CURSO

O curso de Administração Pública da ASCES-Unita, além de ser o único em Pernambuco, destaca-se pela integração e dinamismo de sua matriz curricular com as disciplinas agrupadas em nove eixos de conhecimento: Administração Pública; Psicologia e Comportamento; Finanças; Política e Sociedade; Direito; Formação e Pesquisa; Economia; Logística; Atualidades e Eletivas.

É o único curso do Brasil com o Laboratório de Políticas Públicas Municipais, que visa prestar consultoria a prefeituras da região na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas integradas.

Sua proposta pedagógica é promover a formação de administradores éticos, competentes e comprometidos com o bem estar social, capazes de, direta ou indiretamente, pensar, conceber e atuar na esfera pública em prol do desenvolvimento sustentável nacional.

O curso de Bacharelado em Administração Pública da Asces foi autorizado pelo MEC através da portaria n° 68/2009, publicada em 04/09/2009.

São oferecidas 100 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

1º semestre
50 vagas (noite)
2º semestre
50 vagas (noite)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

A Asces-Unita possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de equipamentos audiovisuais, data-show, retroprojetor, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos, ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:

Biblioteca

A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.

Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:

- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.

Núcleo de Pesquisa e Extensão - NPE 

Através do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE), desenvolvem-se atividades de iniciação científica, grupos de estudo e de monitoria e ainda se trabalha na organização de simpósios, fórum de debates e atividades de extensão universitária e de pesquisa junto à instituições públicas e privadas. Além do mais, realiza eventos que envolvam os estudantes e a comunidade em geral.

COORDENADOR DO CURSO:Msc. Maria Ivania Almeida Gomes Porto

 

NOMETITULAÇÃOREGIMEDISCIPLINASEXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Elba Ravane Alves Amorim http://lattes.cnpq.br/6495544715832267Mestre em Direitos Humanos Especialização em Segurança Pública e Cidadania Graduada em DireitoParcial7 anosProfessora assistente I da ASCES/UNITA. Tem experiência na área de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Igualdade, Gênero, Direitos da População LGBTs, Democracia e Feminismos, Violência Contra Mulher na Arena Política, Violência Doméstica, Direito de Família, Função Social da Propriedade. Integra a Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudo de Gênero Elma Novaes. Foi Secretária da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru e advogada do ProRural/Secretaria de Agricultura de Pernambuco.
Fernando Cesar de Lima http://lattes.cnpq.br/6418632005847020Especialização em Gestão de Cidade Graduado em Administração PúblicaParcialAdministração da Qualidade no Serviço Público3 anosProfessor do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA e Consultor de Estratégia Política. Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Especialista em gestão de cidades - ASCES UNITA (2018). Possui graduação em Administração Pública pela ASCES UNITA (2013). Tem experiência na área de planejamento estratégico em Órgãos públicos(2013), e em análise espacial de dados (2014), orientação e produção de artigos (2015-2018).
Gustavo de Andrade Rocha http://lattes.cnpq.br/9215149930733503Doutor em Ciência Política Mestre Profissional em Economia Graduado em Relações InternacionaisParcialPolítica Externa Brasileira5 anosDoutor em Ciência Política, área de concentração Política Internacional, pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), Mestre em Economia, área de concentração Relações Internacionais e Comércio Exterior (2012), também pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada do Recife (2008). Atualmente é Professor Assistente III do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), é Vice-Líder e Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Regiões - D&R (UFPE) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico -GEPAP (UEPB) e professor universitário da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (desta, licenciado). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa brasileira, análise de política externa, paradiplomacia, globalização, atores subnacionais, china e novas instituições financeiras internacionais.
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de modaParcialTópicos Especiais II4 anosDoutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA.
Maria Ivania Almeida Gomes Porto http://lattes.cnpq.br/7641142794821338Mestre Profissional em Gestão Pública para Desenvolvimento do Nordeste Especializações em Didática do Ensino Superior, Marketing e Publicidade e Administração dos Serviços de Saúde Graduação em Ciências SociaisParcialAdministração do Terceiro Setor8 anosProfessora universitária da ASCES e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde UNAERP. Foi consultora da CONTEXTO, Estratégias Política e de Mercado e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. Foi Secretária de Governo Municipal e Ação Social e Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Presidente do IPSEP e da FUNDAC de Caruaru. Foi também, assessora Política da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Atualizado em 30/07/2021

VALOR DO SEMESTRE
(R$)
 Nº DE PARCELAS MENSAIS  PARCELA MENSAL
(R$)
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 25 desc. de 5%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado
até o dia 15
desc. de 10%
PARCELA MENSAL (R$)
Pagtº antecipado até o dia 05
desc. de 15%
6.985,3006R$ 1.164,22R$1.106,01R$ 1.047,80 R$ 989,58

 

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