Ao completar 25 anos dedicados ao desenvolvimento educacional de Caruaru e região, o reitor da Asces-Unita professor Paulo Muniz será homenageado com a medalha de honra ao mérito “Medalha José Rodrigues de Jesus”, a propositura da vereadora Perpétua Dantas, aprovada em assembleia é o reconhecimento pela dedicação e esforço empenhado em prol da educação, cultura e comunidade. A solenidade é realizada na semana na qual a Asces- Unita celebra 64 anos de sua fundação.

Uma história de superação

Paulo Muniz Lopes nasceu na capital de Pernambuco, em 21/11/1960, é filho do Sr. Jonas Lopes (in memoriam) e de Rosa Lopes Muniz (in memoriam). É casado com Maria Eveline Pessoa Lopes, tendo quatro filhos: Maria Paula, Clarissa, Helder e Pedro Renato.
A origem do Professor, se deu a partir de seus genitores, ambos com linhagens simples, mas de muita integridade e perseverança. Seu pai fora operário e artista metalúrgico, sendo sua mãe operária no setor têxtil, bem como vendedora de tapiocas no mercado de São José, além de ser dona de casa e criar seus nove filhos.
Após o falecimento de seus pais, o legado perpetuado e herdado fora o de laboriosidade e a sensibilidade; a determinação e a paciência; a perseverança e a indignação com as desigualdades.
Todavia, os nove filhos, incluindo o Professor Paulo Muniz, enfrentaram grandes dificuldades, sendo compelidos a realizar adequações ao estilo de vida familiar. Paulo Muniz, aos doze anos de idade obteve a necessidade de iniciar sua prática laboral, além de estudar. Neste período era acadêmico no Colégio Municipal do Recife, exercendo também, algumas práticas laborais, sendo no comércio da cidade ou em estruturas de bares e restaurantes.

Aos 15 anos de idade, um acontecimento mudou, definitivamente, a história do Professor Paulo Muniz: o encontro com o carisma e com a espiritualidade de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. A partir de seu encontro com o Carisma vivenciado por Chiara Lubich, Paulo Muniz encontrou seu sentido para a vida. E a partir deste grande ápice, outras oportunidades surgiram, a exemplo do ingresso na Faculdade de Direito do Recife, que por outro lado, permitiu o acesso a novos conhecimentos e informações.

O ponto inicial para sua atividade profissional e acadêmica se deu quando tornou-se advogado, buscando colocar-se à disposição da sociedade para ajudá-la a combater a injustiça e a construir a paz social. Foi assessor jurídico de diversas empresas, entidades sindicais e organizações não governamentais. Integrou a Comissão de Ensino Jurídico (2004-2006) na Ordem dos Advogados do Brasil, bem como a Comissão de Direitos Humanos (2007-2009) e a Comissão de Direito Educacional (2010-2014).
Tornou-se professor universitário, lecionando na Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCESUNITA), bem como é o Diretor Presidente da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico – ASCES e Reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Ensinou, também, na Faculdade de Pernambuco (FAPE) e no Instituto de Ensino Superior de Olinda (IESO), sendo, atualmente, professor visitante do Instituto Universitário Sophia, de Florença – Itália.

De 2006 a 2009 foi Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, além de integrar, desde 2009, o Comitê Científico Internacional da Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade – RUEF, atualmente com sede em Maracaibo – Venezuela, da qual é seu Secretário-Geral. Além do vasto e extraordinário currículo acadêmico e profissional na rede privada, Paulo Muniz contribuiu em diversos espaços da esfera pública: de 2009 a 2010 foi Secretário de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru – PE, havendo, no mesmo período, sido eleito membro da Diretoria da UNDIME/PE – União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco. Integrou, de 2009 a 2016, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, do qual foi Presidente da Câmara de Educação Básica. Integra, desde 2017, o Fórum Nacional de Educação – FNE, representando a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC.

Ademais, a atividade associativa também é um ramo que o Professor Paulo Muniz dedicou-se, integrando desde 2016, a Diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, e, desde 2019, integra a Diretoria da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC. Integrou, ainda, a Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC, de 2006 a 2018.

Pode-se afirmar, portanto, que de qualquer que seja o ângulo de visão do Professor Paulo Muniz – seja o acadêmico, o empresarial ou o público – para ele o desenvolvimento da nossa cidade – ou de qualquer cidade – necessariamente, passa pela educação. É por meio dela que podemos sonhar e concretizar. Todo e qualquer desenvolvimento econômico e social não se tornará efetivo senão pela oferta ampla, universal e qualificada de oportunidades educacionais.
Sua dedicação na busca pelas oportunidades educacionais merece ser imortalizada na história de nosso município.
Visto que, em todos os seus dias, pugna pela igualdade de todos e educação para todos. Seu esforço, dedicação e profissionalismo ao longo de sua carreira servem de exemplo para toda sociedade pernambucana.