O Projeto de Extensão “Adoção Jurídica de Cidadãos Presos” levará a exposição fotográfica “Um olhar por trás das grades”, do fotógrafo Antonio Preggo, para o Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras. O material fará parte da programação de instalação da 3ª Vara Regional de Execuções Penais, nesta sexta-feira (08/07), a partir das 16h, no piso 3, 2º andar. Os painéis ficarão à disposição de toda a comunidade jurídica e em geral de hoje até a próxima sexta-feira (15). O Fórum fica localizado na Av. José Florêncio Filho, bairro Maurício de Nassau e funciona das 9h às 19h.

“Um olhar por trás das grades” é uma seqüência de fotografias que revelam o cotidiano na principal penitenciária do Agreste Pernambucano (P. Juiz Plácido de Souza), captadas pelo olhar apurado do fotógrafo Antonio Preggo. As imagens foram produzidas durante as visitas, em 2010, dos professores, estudantes e voluntários do Projeto de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos sob a coordenação do curso de Direito da Faculdade Asces. Para cada fotografia, há também um poema que complementa a proposta de chamar a atenção da sociedade sobre a realidade da superlotação no sistema carcerário.

A exposição itinerante visa provocar o público a perceber como a realidade prisional é repleta de tensão, tristezas e contrastes. O fotógrafo Antonio Preggo coloca toda a sua sensibilidade no registro de cenas marcantes sobre a realidade do local.“A exposição homenageia também o monitor José Gláucio de Vasconcelos (in memoriam), um dos principais colaboradores do projeto e articulador da criação da exposição.