A egressa em Relações Internacionais da Asces-Unita e também vereadora de Toritama-PE, Carol Gonçalves, irá participar como palestrante no ‘Global Forum of Modern Direct Democracy 2023’, que acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, na Cidade do México. A participação da jovem terá como objetivo destacar sobre a realização da Assembleia Cidadã ‘RespirAR Puro’, em Toritama.

A ação levou, durante três meses, 40 cidadãs e cidadãos a desenvolverem soluções sobre “como as lavanderias industriais podem produzir sem poluir o ar?”, e agora segue para discussão no fórum global da democracia, no México. De acordo com Carol Gonçalves, essa é uma ótima oportunidade de levar todo o conhecimento adquirido para uma nova realidade. “O mundo está em constante transformação política, democracias e ditaduras nunca andaram tão revezadas quanto agora. Defender a democracia deve ser uma prioridade. Poder falar sobre esse tema e mostrar a minha realidade para o mundo com certeza é uma conquista”, comemora a internacionalista.

A participação em movimentos democratas sempre fez parte da trajetória de Carol Gonçalves, mesmo antes de se tornar vereadora. Em 2017, quando ainda estudava na Asces-Unita, a jovem já representava os movimentos ‘Politize’ e ‘Acredito’, levando palestras sobre democracia para as escolas. Já em 2019, Carol foi selecionada para integrar o programa de políticas públicas do ‘Renova BR’, além de ter representado o programa ‘Políticas do Amanhã’ na maior conferência de jovens líderes do mundo, o ‘One Young World’, realizada em Londres.

Atualmente, Carol tem se destacado pelas ações socioambientais, como a própria Assembleia Cidadã ‘RespirAR Puro’, além de projetos de implementação do descarte correto de resíduos sólidos, a conquista do Centro de Reciclagem, a conscientização a respeito da poluição do Rio Capibaribe, além de ações voltadas para a causa animal.