56 residentes começaram um novo ciclo de sua formação com a aula inaugural da turma 2023 do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Os futuros especialistas em Atenção Básica e Atenção ao Câncer tiveram seu primeiro contato com a Asces-Unita, sendo recebidos pelo reitor Paulo Muniz, pelas coordenadoras Fernanda Melo (Atenção Básica) e Adrya Peres (Atenção ao Câncer) e pelo coordenador da COREMU Francisco Santos. Participaram também da mesa de abertura o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso, e a representante da 4ª GERES, Paula Jácome. 

Eles terão, ao todo, 5760 horas de atividades, sendo 80% de carga horária prática, fortalecendo a rede de saúde que abrange os municípios de Caruaru, Toritama, Gravatá, Belo Jardim e Bezerros.

Para a professora Adrya Peres, a residência possibilita uma formação completa e que reforça o serviço de saúde local. “Quando começamos o programa havia uma grande carência e vemos anualmente o recrutamento dos profissionais sendo absorvidos no mercado de trabalho. Nosso objetivo é capacitar esses profissionais, garantindo o rigor científico, pedagógico, conteúdos teóricos e práticos, sempre ampliando parcerias para fortalecer a oferta”, afirmou. 

De acordo com o Secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso, a parceria entre o programa de residência da Asces-Unita e a rede pública de saúde é muito valiosa para a região. “É importante destacar a relevância dessa parceria não só de Caruaru mas para demais municípios. Por isso, lembramos aos residentes que dois anos passam muito rápido e abrimos as portas para que aproveitem o que for possível da nossa parte”, disse.