O governo federal anunciou o aumento nos valores das bolsas destinadas à Iniciação à Docência e Formação de Professores da Educação Básica. A medida beneficia 91 mil bolsistas da CAPES/MEC. Os benefícios com os reajustes, referentes ao mês de fevereiro, começam a ser pagos em março.

O aumento será de 75% para os alunos de licenciaturas. Para o reajuste, a CAPES terá um aporte orçamentário de R$ 347,6 milhões. O auxílio para a iniciação à docência pelos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP) sobe de R$ 400 para R$ 700.

Outras bolsas vinculadas aos Programas de Formação de Professores também terão seus valores reajustados em cerca de 40%. São 23 modalidades diferentes de auxílios. No caso de tutor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de supervisor ou preceptor dos Programas Pibid e Residência Pedagógica, o benefício passa de R$ 765 para R$1.100. O aumento atenderá 91.203 bolsistas na formação de professores para a educação básica.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física, Roberta Granville, é uma conquista importante para os estudantes que fazem parte ou querem integrar o PIBID. “Ajuda na inclusão dos estudantes, pois a partir do primeiro período eles já podem ser bolsistas da CAPES, além de já entrar na área da docência por meio de suas atuações nas escolas”, explicou.

*Com informações do site gov.br