Preocupada com um atendimento de qualidade aos pacientes com dificuldade auditiva que são beneficiados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na clínica de pacientes especiais implantada na Instituição, a docente do curso de Odontologia, Rossana Leal, inseriu aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), aos estudantes do terceiro período do curso de Odontologia da Asces.

As aulas são introduzidas no conteúdo da disciplina, Psicologia em Saúde, ministrada pela professora dentro do cronograma do curso e são realizadas pela funcionária da Instituição, Marta Souza, especialista na Língua de Sinais.

A professora Rossana mostra que hoje essas aulas são uma necessidade para todo e qualquer cirurgião-dentista atualizado. “Meu objetivo é mostrar ao estudante que existe uma população que necessita de profissionais capacitados para realizar esse atendimento em clínicas. Que esse é um mercado carente e que precisa de uma atenção especial, espero prepará-los para ter um olhar diferenciado, livre de preconceitos”, explica a professora Rossana.

A estudante do 7º período do curso de Odontologia, Priscila Ouriques, falou da experiência que passou quando teve as aulas de Língua de Sinais. “O meu primeiro contato com a Língua de Sinais foi aqui na Faculdade e logo percebi a importância de tentar interagir com esses pacientes, todos eles tem o direito de se comunicarem e é nosso dever como profissionais da saúde e mesmo como cidadãos saber se comunicar em Libras para inserir essas pessoas com dificuldade auditiva na sociedade de maneira digna e sem preconceitos”, relatou Priscila.

A experiência  foi tão válida que Priscila resolveu fazer aulas de Libras para se aperfeiçoar e seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, terá como tema a importância da comunicação dos pacientes com dificuldade auditiva e o cirurgião-dentista no atendimento odontológico.

As aulas de Libras são realizadas três vezes no semestre e os estudantes atendem os pacientes com dificuldade auditiva no CEO dos pacientes especiais da Faculdade Asces. Essa é o terceiro ano das aulas e a terceira turma beneficiada.