A inovação e a sede de pesquisa sempre foram características profundas dos cursos da Asces-Unita, para os pesquisadores da Odontologia o campus da instituição é um espaço fértil em conhecimento, com suas reconhecidas clínicas e projetos de pesquisa que envolvem a comunidade e a ciência em um paralelo que resulta em excelência.

A Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS em conjunto com o Ministério da Saúde realizou seleção para os Laboratórios de Inovação em todo país, dos 102 inscritos 90 deles foram indicados por suas boas práticas e destas 7 foram selecionadas como experiências inovadoras, o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO da Asces-Unita foi selecionado entre eles.

“Estamos muito felizes com as experiências recebidas. Agradeço a participação de todos e parabenizo as experiências selecionadas para a próxima etapa do Laboratório. Estamos organizando encontros virtuais e o seminário final para compartilharmos o resultado da iniciativa”, comenta Wellington Mendes de Carvalho, coordenador de Saúde Bucal da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

A partir de novembro, a equipe do Laboratório de Inovação visitará cada território das sete experiências para produzir três documentários audiovisuais que farão parte da série técnica NavegadorSUS, editada pela OPAS/OMS no Brasil. Todas as experiências já estão disponíveis na página do Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, com livre acesso aos relatos enviados pelos autores para que sirvam de inspiração para outros municípios.

Confira o relato do curso de Odontologia da Asces-Unita aqui.

 

Avaliação das Experiências

A comissão de especialistas realizou um rigoroso e cuidadoso processo de avaliação das experiências, durante os meses de agosto a outubro. “Foi enriquecedor poder analisar as mais de 30 experiências inscritas na temática da Teleodontologia, um tema recente dentro da nossa especialidade, no entanto, muito resolutivo para o processo de trabalho na odontologia pública”, explica Sumaia Coser, consultora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

 

Sandra Cartaxo, assessora técnica da Coordenação-Geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, deu o seu depoimento sobre a experiência como avaliadora: “Gostei da oportunidade de analisar as experiências, pois pude conhecer um pouquinho das atividades desenvolvidas por cada serviço. Entre os critérios da análise, foram considerados a descrição da experiência, a possibilidade de ser replicada em outros lugares, a integração da equipe multiprofissional e a integralidade do cuidado”.

 

“As experiências inscritas no eixo de Centros de Especialidades Odontológicas foram bastante diversificadas. Foi enriquecedor conhecer tantas realidades e se surpreender com a disposição, a criatividade, a resolutividade e o comprometimento por parte dos envolvidos em fazer dar certo as ações da Política Nacional de Saúde Bucal, em prol de maior acesso aos serviços odontológicos públicos e de qualidade à população. Espero que a partir das experiências, outros locais se sintam motivados para a replicação delas em seus contextos”, aponta Flávia Oliveira, assessora técnica da Coordenação-Geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

 

O edital do Laboratório de Inovação em Saúde Bucal foi lançado em julho para identificar e divulgar práticas odontológicas inovadoras desenvolvidas no SUS, dentro dos três eixos com foco nos serviços de Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centros de Especialidades Odontológicas no SUS.

 

A partir do fim do mês de outubro, o Laboratório de Inovação promoverá três encontros virtuais com a participação dos autores das sete experiências inovadoras e convidados. Em dezembro, para finalizar o Laboratório de Inovação, acontecerá o seminário no formato presencial, com transmissão online, para que o Ministério da Saúde e a OPAS no Brasil compartilhem juntamente com todos os participantes os aprendizados propiciados pela iniciativa.

 

 

Experiências Inovadoras:

 

Eixo 1 – Teleodontologia:

 

Teleodontologia aplicada na vigilância em saúde bucal da gestante na Atenção Primária – Sorocaba/SP.

 

Teleodontologia em Florianópolis/SC: Uma realidade Pós-Covid19.

 

 

Eixo 2 – Odontologia hospitalar:

 

Ampliação dos atendimentos odontológicos a partir do estabelecimento de um processo de trabalho otimizado e multifacetado com ênfase na educação em saúde para equipe multiprofissional – Dourados/MS.

 

Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas – Alfenas/MG.

 

 

Eixo 3 – Centros de Especialidades Odontológicas

 

A atuação do CEO-Norte de Manaus/AM no contexto multidisciplinar do diagnóstico e tratamento da anquiloglossia em pacientes pediátricos sob a ótica da odontologia.

 

CEO ASCES-UNITA: Dispositivo de Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção à Saúde do Agreste de Pernambuco – Caruaru/PE.

 

Implementação do Sistema Nacional de Regulação na Atenção Especializada Ambulatorial em Saúde Bucal – Tubarão/SC.

 

Fonte: APS Redes