Ele sempre foi um pouco autodidata e gostou de ler. Estudou em escolas públicas, gostava muito de história e geografia. Aliás, o primeiro curso superior que iniciou foi história. Depois é que mudou para farmácia porque também gosta de ciências exatas. Essa introdução resume bem a trajetória do farmacêutico e professor Rosiel José dos Santos, natural do município de Bezerros.

Ainda jovem Rosiel conseguiu entrar no exército como oficial (2º tenente, pelo CPOR do Recife). Lá, teve oportunidade de conhecer oficiais farmacêuticos que exerceram forte influência na sua decisão. “Minha ideia inicial era me formar farmacêutico-bioquímico e ingressar na carreira militar. Mais tarde, depois de concluir o mestrado, mudei de ideia e ingressei no serviço público como farmacêutico hospitalar e posteriormente farmacêutico em oncologia”, comenta.

Rosiel Santos estudou farmácia na UFPE, onde também fez mestrado em ciências farmacêuticas. Adiante, fez especialização em vigilância sanitária de medicamentos na UPE. Ainda na graduação, conquistou o primeiro lugar no Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Adiante, se destacou em concursos públicos. Primeiro, para farmacêutico da Secretaria de Saúde do Recife, ficando na segunda colocação. Depois, primeiro lugar em dois concursos para farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde.

Trabalhou na Secretaria de Saúde do Recife, na vigilância sanitária, atuando na fiscalização e controle de qualidade de medicamentos. Na Secretaria Estadual de Saúde atuou como farmacêutico hospitalar. Também coordenou a divisão de oncologia do hospital Barão de Lucena. Foi conselheiro regional de farmácia e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco. E coordenou o programa Farmácia Popular do Brasil em Bezerros, sua cidade natal, onde foi secretário de saúde, ajudando a implantar o referido programa no estado de Pernambuco.

Foi no ano de 2005 que Rosiel Santos participou da elaboração do projeto pedagógico do curso de farmácia da Asces-Unita. “Fui um dos primeiros professores contratados. Em 2006 comecei lecionar na turma pioneira. O ensino sempre me chamou a atenção. Ainda durante a graduação e o mestrado eu já ensinava em cursinhos pré-vestibulares no Recife. Sempre gostei da sala de aula e da interação com os alunos”, reflete.

Rosiel foi presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Asces-Unita de 2013 a 2015, até que em 2016 assumiu a coordenação do curso de farmácia. “Não foi e não tem sido uma tarefa das mais fáceis. Mas a equipe de professores da Asces está entre as melhores, o que torna a missão um pouco menos difícil”, afirma. Ele assegura que a área farmacêutica está em expansão e tem hoje cerca de 135 atividades reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia. “As tecnologias farmacêuticas nunca cresceram tanto! Recentemente com a pandemia tivemos um crescimento ainda maior, sendo uma das únicas profissões que não sofreram impacto negativo”, ressalta. “Se o estudante gosta de disciplinas relacionadas à biologia, à química e às ciências exatas, então o curso a ser escolhido é farmácia”, conclui.