Por indicação de uma prima, quinze anos atrás, a vigilante Ana Paula Silva procurou a Asces-Unita para buscar atendimento odontológico. Ficou tão satisfeita com os serviços que fez questão de recomendar para toda sua família. “O atendimento é de primeira, tanto do pessoal da recepção como dos alunos”, cita. Com a paralisação dos serviços, no mês de março, por conta da pandemia de Covid-19, Ana Paula teve que esperar o retorno das atividades para buscar um novo tratamento.

A vigilante comenta que encontrou um ambiente muito bem higienizado, desde a entrada até as salas de atendimento. “Muito bem organizado, limpo, como sempre foi, independente da pandemia. Agora, aumentaram os cuidados”, destaca. Ana assegura que sempre sai muito satisfeita, a cada nova consulta. “Não é à toa que faz mais de 15 anos que faço tratamento na Asces, tanto eu quanto o pessoal da minha família. Tenho um tratamento que fiz lá no início e está do mesmo jeito”.

Os atendimentos odontológicos foram retomados no final de julho, quando o governo estadual permitiu a retomada das atividades práticas, com a turma de formandos atendendo à população de Caruaru e região. Coordenador administrativo da clínica, o professor Daniel Saturnino explica que uma nova metodologia de trabalho foi pensada para garantir um retorno seguro. “Nós participamos de uma comissão nacional, organizada pela ABENE (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), e trabalhamos ao longo de dois meses um protocolo de retorno às atividades práticas laboratoriais e clínicas adaptadas ao Covid”.

Uma das mudanças do novo protocolo de trabalho é a redução do número de atendimentos por horário. “Nós montamos uma triagem rápida, que verifica os sintomas de Covid, e tivemos que reduzir o número de pessoas. Estamos realizando o registro formal de todos os nossos pacientes, através de um formulário eletrônico. Do dia 17 de agosto até aqui nós realizamos 1.410 atendimentos”, comenta Saturnino.

Os atendimentos na Asces-Unita acontecem em duas clínicas odontológicas: o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com serviços especializados nas áreas de periodontia, endodontia, pacientes com necessidades especiais, cirurgia e estomatologia; e a clínica geral, onde estudantes do quinto ao décimo período trabalham odontologia básica. “Através do nosso Centro de Especialidades recebemos pacientes encaminhados de mais de 60 cidades circunvizinhas”, ressalta.

O acesso às clínicas odontológicas, para serviços de urgência ou triagem, é feito de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, de forma regular. Já para o Centro de Especialidades Odontológicas, os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. “Dentro das clínicas básicas, o paciente paga apenas taxas de atendimento. Não paga o procedimento nem o plano de tratamento. Já no CEO, não existe nenhum tipo de pagamento, porque através do convênio nós atendemos pelo SUS”, conclui.