A ASCES-UNITA recebeu, com alegria, o anúncio feito pelo Governo do Estado, nesta semana, de que foi autorizada a realização da última etapa do retorno das atividades presenciais na educação superior em Pernambuco. De acordo com o cronograma governamental, a primeira etapa foi iniciada em 06 de julho e, desde aquela data, de maneira gradual e segura, estamos seguindo com rígido cumprimento das normas sanitárias estabelecidas. Assim, promovemos adequações na nossa infraestrutura, higienização intensificada e diferenciada dos ambientes, utilização obrigatória de máscaras e de outros equipamentos, adoção de regras de distanciamento, atenção especial aos portadores de comorbidades, dentre outras iniciativas que visam garantir a saúde dos integrantes de nossa comunidade acadêmica..

Tal esforço nos permitiu, neste período, com competência, eficiência e segurança, realizar aulas práticas presenciais e remotas, estágios, concluir o primeiro semestre letivo, desenvolver o Encontro e o Planejamento Pedagógicos, realizar as colações de grau de vários cursos e dar início ao segundo semestre letivo. Vale destacar que estes passos só foram possíveis devido ao grande engajamento e responsabilidade dos docentes, estudantes e colaboradores técnicos-administrativos no cumprimento das orientações para combater a propagação da Covid-19, sobretudo aquelas emitidas e coordenadas pela Comissão de Biossegurança da ASCES-UNITA.

Para esta próxima fase, a ampliação do número de estudantes em nossas atividades será gradual e, em respeito às diferentes situações individuais, aos alunos será concedida a opção pelo acompanhamento remoto ou presencial das aulas teóricas dos cursos neste segundo semestre de 2020, assim estando em perfeita sintonia com a legislação educacional em vigor. Nas próximas semanas, se necessário, as coordenações de cada curso orientarão os estudantes quanto aos procedimentos para uma rotina segura de presencialidade.

Estamos convictos do papel indispensável da educação como princípio condutor da conscientização da nossa sociedade neste momento, bem como da grande responsabilidade de sermos uma instituição que, há sessenta anos, sempre esteve e estará presente no atendimento às necessidades da nossa comunidade.

Reitoria

Asces-Unita