Por Natália Rarine*

 

O I Simpósio de História, que será realizado entre os dias 26 e 27 deste mês, terá minicursos em sua programação. Um deles terá o tema  História e Esperança e  será realizado no segundo dia do simpósio, às 15h. Serão estudados tópicos como desafios e potencialidades do conhecimento histórico em cenários de crise, ascensão de movimentos conservadores ou mesmo extremistas e os dramas humanitários e sanitários acentuados pela pandemia do coronavírus.

O professor José Romildo, que será um dos responsáveis, comenta a importância da história no momento que estamos vivendo. “A principal mensagem que a história nos passa é a de que, se há condições desafiadoras e até desanimadoras no presente, o futuro permanece aberto, indeterminado, ao passo que temos a possibilidade de construir uma realidade diferente’, afirmou. 

Já o professor Jefferson Abraão, também aplicador do curso, fala sobre as adaptações da área no momento atual. “O historiador e o professor de história lidam a todo momento com um universo de fontes e ferramentas muito diverso, pois é preparado para lidar com manuscritos, acervos físicos, jornais, música, obras de arte e diversas plataformas tecnológicas, tanto para uso educacional em sala de aula, quanto para fins de pesquisas acadêmicas. Lidar com história é refletir e se apropriar do que se diz “novo”, mas que muitas vezes são ressignificações do presente que podem influenciar nosso futuro”, explica. 

O minicurso tem por objetivo pensar o lugar da história em contextos de crise como o que vivemos atualmente,discutindo os desafios que se apresentam à história hoje. O  minicurso é aberto a estudantes e especialistas na área e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.

 

*Com supervisão de Vinícius Gomes*