O projeto surgiu em 2004 na Instituição com o objetivo de divulgar o cinema entre os estudantes, levá-los ao hábito de assistir a filmes inteligentes e criativos, distante do padrão comercial do cinema e criar uma cultura cinematográfica entre os estudantes, dada a escassez de cinemas e de locadoras de vídeo especializadas em Caruaru.

O propósito é de divulgar filmes de arte, filmes que levem a pensar, a criticar a ordem do mundo e que poção servir de apoio pedagógico aos professores. O nome Cine Sofia foi inventado pelo filósofo do Direito argentino Luiz Alberto Warat e significa que cinema e filosofia complementam-se.

A exibição dos filmes é aberta ao público em geral, uma vez por semana na Faculdade Asces e uma vez por mês fora da Instituição. Ao final da exibição ocorre um debate com o público e os professores presentes.