O curso de Serviço Social da Asces-Unita promoveu, por meio de vídeoconferência, o debate Políticas Sociais no contexto da pandemia. Mediado pela coordenadora da graduação, professora Josinês Rabêlo, o encontro virtual refletiu sobre a importância das políticas sociais neste momento em que muitas famílias em vulnerabilidade precisarão de assistência e como o Estado tem conduzido as ações necessárias.

Uma das participantes foi Evelyne Medeiros, Assistente Social e professora da UFPE. Ela considera que este é um período em que as desigualdades sociais se evidenciam e é necessário um debate qualificado para evitar que isso traga ainda mais danos. “A pandemia tem sido o centro da luta de classes. É um momento em que expõe a desigualdade cruel desse tipo de sociabilidade. Então, estamos lidando com um dilema civilizatório”, frisou.

Já o Assistente Social e Educador da ONG Fase, Rud Rafael, entre outros assuntos, ponderou sobre como devem ser observadas as ações como a distribuição de renda em casos desta gravidade. “Quando falamos de renda básica, pensamos em conceitos da economia que retratem a desmercantilização das coisas, então, precisamos trabalhar em uma perspectiva de como essas redes de solidariedade que estão sendo estabelecidas contribuem pra isso”, afirmou.

Confira o debate na íntegra acima, que ainda contou com a contribuição dos professores Manuella Donato e Gustavo Rocha.