Discutir o empoderamento de mães e pais no favorecimento à amamentação foi o objetivo do II Simpósio de Aleitamento Materno, promovido nesta quarta (21), no auditório do Campus II da Asces-Unita. A programação contou com diversas palestras sobre o tema e a já tradicional homenagem às mães alunas, docentes e colaboradora da Asces-Unita. O público foi formado por estudantes dos cursos de Saúde.

Falando sobre a proposta do evento neste ano, alinhado ao tema mundialmente utilizado, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valéria Gorayeb, considerou que ter o apoio ao aleitamento materno entre os ODS da ONU é uma grande conquista, assim como discutir o assunto na academia. “Isso é uma questão de mudança de sociedade que vai interferir diretamente nos índices de desenvolvimento humano, porque a gente muito bem o quanto representa uma boa alimentação para uma criança até os três anos de idade. Por isso, registro minha admiração pela iniciativa”, afirmou.

Para a coordenadora do projeto de extensão Universidade Amiga da Criança e da Mulher, Vanessa Juvino, o evento também tem o objetivo de destacar a importância de que cada um faça sua parte. “Precisamos lembrar das mães que lá atrás não tiveram a oportunidade de ter uma rede de apoio, mas tentaram e venceram. Esse é momento para lembrarmos de sermos 100% acolhedores, independente da demanda que venha. Oportunidade de estarmos juntos sempre”, disse.

Além das palestras, o Simpósio contou, ainda, com uma homenagem às mães que são professoras, colaboradoras, e alunas da Asces-Unita, que receberam o título de Mãe Amiga do Peito.