O Projeto Águas do Agreste publica artigo em formato de capítulo de livro relatando a avaliação da qualidade da água em escolas públicas utilizada na merenda escolar, na cidade de Caruaru.

Um trabalho de 13 anos envolvendo alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Engenharias e Odontologia foi publicado no formato de capítulo pela Atena Editora, no livro Dinamismo e Clareza no Planejamento e Resultados em Ciências da Saúde a ser divulgado a partir de abril de 2021.
Trata-se das ações de promoção de saúde desenvolvidas pelo projeto Águas do Agreste em parceria com a Prefeitura de Caruaru na gestão de 2015.
“Foram coletadas 83 amostras de água de escolas da zona urbana e rural do município de Caruaru-PE destinadas ao consumo de crianças de 0 a 7 anos e preparo da merenda escolar. Os resultados serviram para a mudança de atitude no tocante a manutenção da qualidade da água que repercutem até hoje nessas escolas” Afirma o idealizador e coordenador do programa, o Prof. Dr Agenor Jácome.
“Há 13 anos formamos profissionais humanizados e capacitados cientificamente a tratarem de problemas relacionados a Atenção Básica de forma multidisciplinar. Esse capítulo mostra um pouco da nossa história e da exitosa parceria com o poder público para mudar a história.” ressalta Jácome.
Curioso com os resultados? Não deixe de ler o capítulo “Qualidade da água de escolas públicas e os possíveis riscos de disseminação de doenças de veiculação hídrica” a partir de Abril de 2021 no e-book Dinamismo e Clareza no Planejamento e Resultados em Ciências da Saúde.