Atualmente há uma grande preocupação com a prática de atividade física e não é exclusivamente voltada para a parte estética. Também há uma crescente atenção para a saúde, buscando trabalhar o corpo de forma equilibrada para que se tenha uma boa disposição física.

No entanto, para poder preservar de forma adequada a saúde, é necessário que se pratique o exercício físico com acompanhamento de profissionais, seja na área da  Educação Física, na área nutricional e até mesmo com o auxílio da Fisioterapia. A responsabilidade de ter uma orientação dos especialistas deve ser tanto para o atleta  profissional quanto para o amador, pois é essencial que se pratique as atividades pensando também na prevenção das doenças.

De acordo com o fisioterapeuta e professor da Asces-Unita, Eurico Liberalino, outro cuidado que deve ser tomado é em relação à automedicação. “Evitar tomar medicamentos por conta própria não é novidade. No caso da corrida de rua, como é fundamental fazer um aquecimento antes, tem pessoas que tomam remédios para provocar o aumento da vascularização sem esforços. Neste ponto está o risco para a saúde que pode desencadear inclusive em problemas sérios como, infartos ou até mesmo um AVC”, explicou. 

Essas são algumas orientações para quem está se preparando para participar da Meia Maratona Asces-Unita, que será realizada no dia 1º de setembro, em Caruaru. As inscrições podem ser feitas através do site www.meiamaratona.asces-unita.edu.br, onde também constam todas as informações.

Continue acompanhando nossos conteúdos! ;D