A corrida é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos, já que pode ser praticada com mais facilidade que qualquer outro e você não precisa de muito.  Porém, a alimentação é fundamental para obter um bom desempenho durante a corrida.

Cada alimento ingerido tem um efeito determinado no organismo capaz de estimular certas reações e anular outras, seja para uma volta no parque em uma manhã de sábado ou para treinar para uma prova de dez quilômetros, ou uma maratona, o alimento adequado pode fazer uma grande diferença no rendimento. 

A coordenadora do curso de Nutrição da Asces-Unita, Lígia Lima, orientou como uma pessoa que está se preparando para uma corrida deve se alimentar. “É preciso observar uma alimentação que forneça toda energia que está sendo gasta durante os treinos, por que normalmente a pessoa fica treinando muito no momentos que antecede a corrida. Então se não tiver uma alimentação que corresponda a essa necessidade, ela provavelmente terá um desgaste muito grande das reservas de energia e no dia da corrida não vai ter estoque suficiente para se manter durante a prova” enfatizou.

Veja outras dicas para facilitar sua preparação alimentar antes do treino:

Carboidratos

O carboidrato é o principal responsável pelo fornecimento de energia rápida para o corpo. É encontrado em pães, bolo simples, tapioca, macarrão, arroz, milho, batata-doce ou mandioca cozidos, além de frutas secas ou in natura e cereais como quinoa e aveia.

Oleaginosas

Outra boa opção de alimentos energéticos, além de serem fonte de minerais (zinco, magnésio) e aminoácidos (arginina) que têm ação vasodilatadora e ajudam na performance esportiva. As castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, pistache e avelã podem ser consumidas in natura, utilizadas em receitas ou consumidas na forma de pastas, como a pasta de amendoim.

Vitaminas e minerais

Muito importantes para o corredor, são fundamentais para a performance na corrida, além de fortalecerem o sistema imunológico. Também têm ação antioxidante ao neutralizar os radicais livres, evitando dores musculares e possíveis lesões.

Água

Antes de correr, especialmente corridas de longas distâncias, é recomendado consumir 500ml de água, de uma a duas horas antes da corrida, além de 200ml adicionais de água 30 minutos antes. Não esqueça de se hidratar!

Pós-treino

Saber o que comer depois de correr também é importante. A alimentação pós-treino precisa ser rica em proteínas e conter carboidratos de alto índice glicêmico. Essa combinação ajuda o corpo a repor rapidamente o glicogênio muscular gasto durante a corrida. E com isso você tem uma recuperação mais eficiente.

Essas também são ótimas dicas para quem quer participar da Meia Maratona Asces-Unita. As inscrições para a prova podem ser feitas pelo site www.meiamaratona.asces-unita.edu.br.

Continue acompanhando nossos conteúdos! 😀