Alunos do curso de Saúde Coletiva participaram de uma aula de campo entre os dias 8 e 10 de novembro, quando visitaram duas comunidades quilombolas de Garanhuns: Castainho e Estivas. O objetivo da atividade foi conhecer as estratégias de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, além de analisar as ações de saúde desenvolvidas e o perfil epidemiológico das populações quilombolas. A atividade fez parte da disciplina Relações Étnico-Raciais.

Entre as experiências vivenciadas na visita, os alunos participaram de contação de histórias, visitas aos centros comunitários, além de um almoço coletivo. De acordo com a professora Rafaela Niels, foi uma oportunidade para debater temas relevantes. “A atividade possibilitou a discussão sobre a aplicação do conhecimento acadêmico em Saúde Coletiva para a organização, como oferta com base nas necessidades da população negra, políticas de saúde da população negra, racismo, preconceito e ações afirmativas”, afirmou.