Mais de um milhão de pessoas sofrem de uma doença comum e que possui características simples do tipo: fadiga inexplicável, rigidez prolongada das juntas pela manhã, além de inchaço e vermelhidão. Esse quadro muitas vezes é confundido com o reumatismo convencional, mas estamos falando da Artrite Reumatóide (AR), que quando não diagnosticada há tempo prejudica no tratamento.

Com estatísticas do tipo: aproximadamente, 60% dos pacientes com AR se tornam inaptos ao trabalho 10 anos após o início da doença. De três a cinco vezes a doença se apresenta mais comum em mulheres do que em homens, surgindo geralmente após os 15 anos de idade, mas podendo ocorrer em qualquer idade. Fumantes também são quatro vezes mais propensos a desenvolver a doença.

Cientificamente, a artrite reumatóide caracteriza-se por intensa inflamação das juntas, provocada por substâncias inflamatórias, dentre elas, a interleucina 6 (IL-6), que destróem progressivamente a cartilagem e os ossos ao redor das juntas, causando dor, prejudicando sua função e limitando os movimentos. Além do comprometimento das juntas, ocorrem sintomas físicos, como cansaço intenso, decorrente da anemia que a doença provoca.

Poucas pessoas sabem, mas a artrite reumatóide age de maneira progressiva e atinge mais de um milhão de brasileiros, que muitas vezes ficam impossibilitados de trabalhar e realizar atividades cotidianas. Mais comum em mulheres, a AR não pode ser evitada, embora, o tratamento adequado possa melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Por ser considerada uma doença crônica e degenerativa de caráter sistêmico, a única possibilidade que o paciente tem é através de exames laboratoriais descobrir a doença e dar início ao tratamento via medicamentação, minimizando a ação da artrite. Com a fisioterapia, o paciente apresentará uma melhor qualidade de vida”, disse a fisioterapeuta e docente de fisioterapia reumatológica, Rosângela Cabral.

“Não tive a possibilidade de comprovação através de índices e estimativas, mas observa-se que Caruaru é uma cidade com altos índices dessa doença. Tanto pela artrite reumatóide comum, quanto a juvenil, que ainda é mais severa”, concluiu.

Serviço:
A Clínica Escola de Fisioterapia da Asces atende diariamente a casos nas áreas de Traumato-Ortopedia, Neurologia, Urologia e Gineco-Obstetrícia, Fisioterapia Cárdio-Respiratória, Fisioterapia Pediátrica, Físico-desportiva, Dermato Funcional e reumatologia. Para o atendimento é necessário encaminhamento médico.
 
O horário de funcionamento da Clínica é de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. As marcações devem ser feitas no local ou através do telefone: (81) 3721 2155. Falar com Evilene.