Nesta quarta-feira, uma equipe do Projeto Águas do Agreste (PAA) esteve no Marco Zero de Caruaru, dando orientações a respeito do uso racional da água e realizando análises físico-químicas do PH e cloro de amostras do líquido levadas ao local pela população. Cerca de 15 estudantes participaram da atividade, que aconteceu em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e fez parte da semana promovida pela Asces sobre o tema.

Foram expostos dois sistemas de tratamento, o primeiro, voltado para as “águas cinzas”, que são resultantes de ações como banho, lavagem de mãos e escovação e que podem ser reaproveitadas pela comunidade. Este possui múltiplas etapas em diversos recipientes para diminuir a turbidez da água e permitir o possível reaproveitamento da mesma na descarga e irrigação dos jardins.

Já o segundo sistema funciona com um filtro de bancada, ocupando menos espaço, mas possuindo a mesma função, ou seja, a utilidade é equivalente, mas a equipe procurou mostrar um macro e um micro sistema de tratamento do líquido.

Segundo o coordenador do PAA, Agenor Jácome, a ação teve uma boa receptividade por parte do público “A população se interessou bastante por tudo que foi apresentado, desde a maquete sobre sustentabilidade, até as orientações sobre o uso racional da água, escovação e sistemas de tratamento”, afirma.

Confirmando o que foi falado por Jácome, o técnico judiciário Ademário Torres explicou porque a atividade lhe chamou atenção “Essa ação é algo de fundamental importância porque a questão da água está muito crítica, há um sistema de poluição intenso promovido pelas pessoas, sem noção do que estão provocando. Devemos ter um comportamento ético e nos comprometermos a repetir ações como essa diariamente”, defendeu.

O Projeto Águas do Agreste agrega estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia , Odontologia, Educação Física e Engenharia Ambiental, visando à conscientização da população, além de análise e orientações de tratamento da água. Como inclui acadêmicos de diferentes áreas, diversos tipos de conhecimento a respeito do assunto são trabalhados.

A discente de Odontologia Rebecca Andrade explica que considera a ação muito importante, inclusive para a sua área “pois relaciona o tratamento da água com a escovação. É importante a população saber de onde vem a água; além disso, falamos sobre o uso desta para a lavagem de próteses, por exemplo; trabalhando várias coisas em um único tema”, argumenta.

Confira fotos da ação em nossa galeria.