De 12 a 20 de maio é comemorado a 78º Semana Brasileira de Enfermagem e a coordenação do curso de Enfermagem da Asces-Unita reúne professores, estudantes e funcionários para comemorar a data.

O objetivo é trabalhar o  tema central “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”, e discutir o conceito de “Boas Práticas de Enfermagem” relacionado ao conceito de qualidade da assistência, do ensino, da investigação e da gestão na enfermagem. Conhecer, divulgar e disseminar experiências exitosas em outros cenários de atuação da enfermagem, bem como articular o conceito e as finalidades das boas práticas de Enfermagem para a construção de uma sociedade democrática, reforçando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Em torno do tema central será desenvolvida uma diversificada programação que evidenciará boas práticas de Enfermagem no âmbito da assistência, formação, pesquisa, gestão, política e do associativismo. As atividades serão implementadas por meio de palestras, rodas de conversas, atividades comunitárias, arrecadação de donativos para ação social, 10ª Gincana de Enfermagem Asces-Unita, entre outras, direcionadas aos estudantes de enfermagem, preceptores profissionais orientadores e docentes, além de outros trabalhadores da saúde e de segmentos interessados.

Semana Brasileira de Enfermagem

É celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então Diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1830, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro. No Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”. No ano de 2017, será realizada a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional, suas Seções, Regionais e Núcleos.

Dia: sexta (12/05)

Local: Campus II – 2º Andar – Sala 205

Horário: 08h30

Público Alvo: docentes enfermeiros; profissionais orientadores; residentes de enfermagem dos programas de residência multiprofissional da Asces-Unita; preceptores do serviço.

Abertura:

Pró-reitora Acadêmica: Prof.ª Marileide Rosa de Oliveira

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Ana Paula Luna (A importância de uma Educação Emancipadora);

Coordenação de curso: Prof.ª Valéria Gorayeb (As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática);

Tutoria do I Curso de Formação Continuada em Sistematização da Assistência de Enfermagem e Membro do NDE de Enfermagem: Prof.ª Vanessa Juvino (Como estamos trabalhando a SAE hoje?)

Dia: (15/05)

Local: Campus II – 2º Andar – Auditório

Horário: 19h

Público Alvo: docentes; profissionais orientadores; residentes de enfermagem dos programas de residência multiprofissional da Asces-Unita; preceptores do serviço.

Palestra: “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática” – Enfermeira Nayara Francisca Cabral de Sousa (Egressa da Asces-Unita; residência em enfermagem; mestranda; professora substituta da UFPE; servidora pública do estado de Pernambuco – Secretaria Estadual de Saúde – Hospital da Restauração).

Dia: (16/05)

Local: Campus II – Diretório Acadêmico de Enfermagem Irmã Rute

Horário: 19h

Entrega dos donativos arrecadados pelos 10 módulos.

Dia: (17/05)

Local: Campus II – Ginásio Poliesportivo