O Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher – Elma Novaes (NUGEN) publicou o texto “A Construção de um Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero: a experiência do NUGEN/ASCES”, no livro “Estudos Redor: Gênero, Educação e Comunicação”.

O livro foi organizado por Giselle Nanes, Maria do Rosário Leitão e Maia Teodósio de Quadros como resultado dos trabalhos selecionados no 18º Encontro da REDOR- Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero, em novembro de 2014, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.

O texto de autoria das professoras Juliene Tenório, Roberta Granville, Manuela Donatto e Rosineide Gonçalves é um relato de experiência da implantação do núcleo de gênero em um ambiente acadêmico.

“Essa publicação significa o reconhecimento do trabalho realizado no âmbito do ensino superior de formação de uma cultura e educação emancipatória no que diz respeito às relações de gênero”, conclui a coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Tenório.

Ao todo foram selecionados 18 trabalhos para compor o livro e o texto desenvolvido pelas professoras da Asces, entre experiências de núcleos de gênero, foi a única publicada por uma instituição do interior do estado de Pernambuco.

Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS):

Implantado no segundo semestre de 2012, o Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS), vem desenvolvendo ações através de projetos de importante impacto social. Através do LEPPS teve início o projeto e as atividades com o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à violência contra a Mulher (NUGEN) – Elma Novais, que trabalha conceitos para a compreensão das desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres, além de realizar estudos e ações nas comunidades e áreas de interesse, através de parcerias com ONGs e instituições.

O Núcleo foi batizado de “Elma Novais” em homenagem à advogada que denunciou, na década de 1990, a violência cometida por policiais na região Agreste. Ela foi vítima de vários atentados e perdeu um dos seus filhos, assassinado na época. Crime, segundo Elma praticado por policiais ligados a um grupo de extermínio.

O Núcleo é interdisciplinar tendo à frente a coordenação do curso de Serviço Social com participação dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Relações Internacionais e Enfermagem.