O concurso para professores da rede estadual de educação de Pernambuco divulgou nesta terça-feira (14/06) o resultado da 1ª fase, que avaliou conhecimentos como língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos de educação física. Ao todo foram aprovados 25 alunos e egressos  da Licenciatura em Educação Física para atuação em todas as cidades do estado. O resultado expressivo na classificação do certame é avaliado com satisfação pela coordenadora do curso a professora Roberta de Granville “a principal importância desse resultado é que vemos que estamos no caminho certo do ensino, por que essa fase que os alunos passaram foi justamente da prova escrita, com avaliação de conhecimentos. Teve aprovação desde alunos egressos até estudantes do 3º e 4º períodos que estão no início do curso, inclusive com o 1º lugar para as vagas de Caruaru ser de um aluno do 4º período que ainda está numa fase inicial do curso, mas que já demonstra a qualidade dos estudantes e do ensino ofertado”.

Do total de aprovados, 8 ainda são alunos da licenciatura com destaque para Wesley Pierre Silva da Paz do 4º período que tirou o primeiro lugar em Caruaru. Ele reforça que “uma das principais partes do aprendizado ocorre no momento de aula e por isso presto muita atenção ao que os professores falam no momento em que estou em sala, isso faz com que meus momentos de estudo individual sirvam para revisar a matéria vista na faculdade e aprender conteúdos novos. Outra boa forma que tem ajudado muito nos meus estudos, são as revisões em grupo, onde nós (acadêmicos de licenciatura em Educação Física) ensinamos tudo o que sabemos sobre determinada disciplina um para o outro, o que ajuda muito na fixação dos conteúdos.

O profissional de Licenciatura tem aval para atuar na área docente, para isso é preciso desde o início da graduação desenvolver habilidades visando sua inserção no mercado, conforme ressalta Silva “ Além de estudar no período matutino na faculdade e cumprir meu estágio obrigatório, eu participo do PIBID e posso dizer que é uma das melhores experiências para qualquer graduando em licenciatura,  é ali que você coloca em prática o que você aprende, pois o estudo não está só nos livros/teoria e sim na práxis, nos momentos em que você pode ver se realizar o que você tanto estuda.”

O PIBID

O programa visa fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Educação Superior e preparar a formação de professores em nível superior, em cursos de licenciatura, para atuar na educação básica pública. O PIBID/ASCES é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC).