A partir desta segunda-feira (01) a Asces através do projeto, “Faculdade Amiga da Criança”, envolvendo os cursos de Enfermagem e Nutrição desenvolverá ações de conscientização e incentivo a prática da amamentação e arrecadação de vidros durante todo o mê de agosto.

As atividades estão inseridas na programação da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e fazem parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno que tem como tema: “Amamentação e o Desenvolvimento Sustentável”.

Em Caruaru, a Asces é ponto de coleta de vidros que são usados para o armazenamento do leite humano. Além disso, são promovidas campanhas de conscientização sobre o aleitamento materno durante todo o ano, por meio do projeto Faculdade Amiga da Criança (Asces). A Instituição mantém desde abril de 2013, no Campus II, a Sala de Apoio à Amamentação, para acadêmicas e funcionárias em processo de amamentação. O projeto envolve professores e funcionários de diferentes cursos, especialmente, da graduação em Enfermagem.

A campanha tem como objetivo aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para recém-nascidos, especialmente prematuros de baixo peso internados em unidades de saúde. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Um litro de leite humano pode auxiliar dez bebês prematuros.

Durante a campanha a Asces promoverá uma programação diversificada que contará com conferência de abertura, mesas redondas e palestras com especialistas da área. Todos os vidros arrecadados para armazenamento de leite humano na campanha e no decorrer do ano são destinados ao Banco de Leite Humano de Caruaru.    

Programação:

Campanha de Conscientização de Aleitamento Materno

Local: auditório Campus II

Data: quarta (03/08)

Hora: 09h (abertura)

Palestra de abertura com a contextualização do tema da campanha mundial – “Amamentação e o Desenvolvimento Sustentável”.

Hora: 10h30 às 12h

Mesa redonda: Amamentação e prevenção de doenças desde a infância até a fase adulta

Palestrantes: Marília Cruz (Mestre em Enfermagem) e Kelly Cruz (Doula)

Data: 04/08 (quinta-feira)

Hora: 09h às 20h

Campanha de conscientização sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que terá a participação dos estudantes e professores do Projeto Faculdade Amiga da Criança