O III Seminário de Relações Internacionais acontece no próximo mês de maio, entre os dias 05 e 06. Este ano o evento tem como tema “As Fronteiras do Mundo: Muros visíveis e invisíveis das Relações Internacionais”. A programação está voltada para a discussão sobre os diversos muros que separam, dividem ou, curiosamente, unem os países e seus povos. O Seminário fará um panorama da defesa nacional e de problemas sociais, como também das fronteiras, muros e exclusões que tais manifestações promovem. As inscrições para o evento custam R$50,00 (cinquenta reais) e estão abertas, através do link https://eventmaster.com.br/event/iiisrifasc/registration o pagamento é realizado por boleto bancário.

Programação:

DIA 05/05 – QUINTA

10h – Grupos de Trabalho:

“Muros Institucionais e Sociais do Mundo” (Sessão I)

13h – Credenciamento

14h às 15h45 – Grupos de Trabalho:

“Muros na História das Relações Internacionais”

“Muros Institucionais e Sociais do Mundo” (Sessão II) e

“A Defesa e as Fronteiras” (Sessão I)

16h às 18h – Mesa Redonda 1: Muros que Separam a África do Mundo

– Prof. Dr. Ricardino Teixeira (Unilab)

– Prof. Dr. Collin Darch (University of Cape Town)

– Profa. Dr. Remo Mutzenberg (Universidade Federal de Pernambuco)

Debatedor: Prof. Me. Vico Melo (ASCES)

19h30 – Conferência de Abertura: “Refugiados e os Muros das Nações”

– Sra. Thaís Moraes (ACNUR)

Debatedora: Profª. Me. Manuella Donato (ASCES)

DIA 06/05 – SEXTA

9h – Minicursos:

Minicurso 1: “Superando Muros: Sentidos e alcance da Unilab” – Prof. Ricardino Teixeira (Unilab)

Minicurso 2: “Muros Étnicos e Religiosos” – Prof. Melchior Nsavymana (Sophia)*

*Este minicurso será ministrado em inglês, por webconferência.

14h às 15h45 – Grupos de Trabalho:

“A Defesa e as Fronteiras” (Sessão II) e

“Barreiras, muros e fronteiras ao comércio”

16h às 18h – Mesa Redonda 2: Muros da Defesa Nacional

– Prof. Me. Gills Lopes (Pró-Estratégia- SAE/ CAPES/ UFPE)

– Prof. Dr. Augusto Teixeira (UFPB)

– Prof. Dr. Antônio Henrique Lucena (Faculdade Damas)

Debatedor: Prof. Me. Fábio Nobre (ASCES)

19h30 – Conferência de Encerramento: "Entre muros e janelas: construção de paz e estudos críticos de segurança"

– Prof. Dr. Paulo Kuhlmann (UEPB)

Debatedor: Prof. Me. Fábio Nobre (Asces)

Fronteiras do Mundo

Na década de 1990, quando o tema central de debates eram a globalização e paz. As fronteiras, como tal, pareciam estar se tornando ilusórias. Analistas observaram o declínio da importância da fronteira ou a sua crescente irrelevância. Na verdade, alguns previram o seu desaparecimento e o advento de um mundo sem fronteiras. A literatura postulou um desafio crescente para a ordem mundial centrada no Estado.

No entanto, cerca de 26.000 quilômetros de novas fronteiras políticas foram estabelecidas desde 1991. Além disso, hoje, existem mais de trezentas fronteiras terrestres entre os países. Junto deles, alguns muros e cercas foram construídas para impedir a travessia descontrolada de um lado para o outro. Obstáculos para impedir a passagem de imigrantes e pessoas buscando emprego, bens e drogas. Obstáculos para impedir a passagem de grupos armados e atividades terroristas, ou mesmo militares.

Embora haja um processo de remoção de barreiras nas fronteiras entre os países, um fenômeno crescente de construção de barreiras que separam os países está em curso. A maioria dos obstáculos foram erigidos pelos países perto de sua fronteira nos seus territórios, onde a linha de fronteira é claramente marcada. No entanto, uma série de muros invisíveis, sociais, ou mesmo digitais, tem reforçado as separações entre os povos do mundo, ignorando os motivos que causam as tentativas de ultrapassá-los. Barreiras continuam a ser construídas e, enquanto há muitas diferenças entre os países, as pessoas ainda tentam cruzar as linhas, com ou sem permissões.