O atual cenário do sistema energético brasileiro está entrando em crise. Pelo menos é o que muitos especialistas estão alertando em virtude da falta de chuvas. O assunto tem chamado a atenção dos estudiosos, levantando uma discussão no setor industrial e comercial de todas as cidades brasileiras. Para tratar desse assunto, será promovida palestra na próxima quinta-feira (21), às 19h, no auditório da ACIC Caruaru, com os consultores e engenheiros Miguel Melo e Adriana Nascimento. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do telefone (81) 3721.2725.

Com o tema “Aplicação e Eficiência Energética nos Setores Industrial e Comercial no Agreste de Pernambuco”, o evento pretende também aproximar o universo acadêmico do mercado, envolvendo a interação entre os setores produtivos e os acadêmicos.

A ação faz parte da programação do Projeto de Extensão Universitária ligada ao curso de Engenharia de Produção da Faculdade Asces. “O mundo hoje vive uma etapa onde a sustentabilidade e a eficiência energética assumem um papel cada vez mais importante, haja vista a inserção de políticas públicas que buscam a redução de perdas elétricas, o que relaciona a idéia de produzir mais, ou igual, gastando menos, tendo como consequência uma otimização dos custos de produção”, comentou o professor Miguel Melo.

Para os especialistas, se o índice de chuvas não atingir a média histórica até meados de 2015 e o nível dos reservatórios das hidrelétricas não voltar a subir, o racionamento de energia pode, sim, voltar a fazer parte da rotina dos brasileiros. Segundo matéria veiculada no site Exame.com, a PSR Consultoria projeta que o risco de restrições no abastecimento elétrico no país já ultrapassa os 50%. Ou seja, se não bastasse a torneira seca, uma multidão de brasileiros vai precisar aprender a conviver com a falta de eletricidade na tomada.