No segundo dia da visita técnica ao Vale do São Francisco, o sétimo período do curso de Relações Internacionais da Faculdade Asces visitou a cidade de Lagoa Grande, a 52 km de Petrolina. O grupo foi recebido pelo vice-prefeito, Roque Cagliari, que falou um pouco sobre o início da produção de vinhos finos no local. Demais representantes da gestão pública também explicaram os principais motivos que acarretaram o desenvolvimento da cidade.

Lagoa Grande possui um posicionamento estratégico no "coração do Nordeste", conta com duas rodovias cortando o município e é um destino comercial internacional, com acesso pelo aeroporto Senador Nilo Coelho. A cidade possui farta oferta de terrenos para instalação de empresas, e tem disponíveis sol e agua do rio São Francisco, essenciais para a agricultura na região. Além disso, conta com uma sede da Agência Municipal de Meio Ambiente, que facilita os trâmites para implantações de empresas. Veja fotos da visita.

Durante a tarde, o grupo realizou uma visita à fazenda vitivinicola Santa Maria, que se desenvolve irrigação de gotejamento com água do Rio São Francisco direta na videira. No local, os estudantes e professores puderam ter acesso às plantações de diversos tipos de uvas, além de conhecerem os diferentes processos na produção do vinho e do espumante da empresa, que produz 1,6 milhões de litros anualmente.

O Vale do São Francisco se destaca na produção por ser a única região do mundo com três safras por ano, graças aos benefícios gerados pelo Rio São Francisco  e a possibilidade de sol o ano inteiro. Deste modo, as vinícolas podem contar com todas as fases da videira ao mesmo tempo, embora as plantas vivam pouco, devido às várias safras.

“O contato direto com o vice prefeito e com a Secretaria de Turismo do Município de Lagoa Grande foi de vital importância para o conhecimento do mercado local de vinho e todo o aparato político e econômico que envolve esse nicho de mercado na cidade. Já a visita a vitivinícola Santa Maria foi bastante instigante e crucial para a compreensão de todo o processo de produção de vinho, desde o cultivo de uvas até o produto final. Isso permitiu um melhor conhecimento técnico e prático de boa parte dos aspectos que constituem todo o mercado de vinho em Lagoa Grande”, afirma o discente do 7º período de RI, Walkis Stwart.