O curso de Relações Internacionais da Faculdade Asces passou a contar, neste mês de maio, com um espaço específico para projetos na área. O  Laboratório de Práticas em Relações Internacionais (LAPRI) visa a realização de atividades ligadas às áreas de atuação dos bacharéis em RI, tais como: organizações internacionais, comércio exterior, pesquisa acadêmica, prospecção e análise de mercados internacionais, ajuda humanitária, segurança e resoluções de conflitos, paradiplomacia e intercâmbio sociocultural.

O laboratório possui seis projetos que são coordenados por professores do curso e que serão desenvolvidos em parcerias com empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor a fim de prover soluções às suas demandas e problemas.  Cada iniciativa possui programação própria com diferentes etapas que envolvem  articulações externas.

Um exemplo é a negociação para instalação uma unidade do Instituto Ásia em Caruaru, em parceria com a UFPE. Outras possibilidades de cooperação são pensadas com  prefeituras, governos estaduais, Correios, Banco do Brasil, ONGs, MDIC, AD-Diper, FIEPE, ACIC, SEBRAE,Redeagentes, UniRedes, CLAYSS, dentre outros.

O LAPRI estará equipado com sala multimídia para videoconferência e realização de exposições técnicas e reuniões virtuais, além de sala de reuniões, estações computadorizadas de trabalho e Hemeroteca para consulta de periódicos. O espaço servirá aos diferentes projetos e seus mais de 50 estudantes. Além disso, serão desenvolvidas também atividades abertas ao público, como debates, encontros, informativos, boletins de análise setorial, consultoria e manutenção de comunidades virtuais.

Sobre os Projetos

Prospecta Nordeste – Quartas-feiras, 09h às 11h30 e 14h às 16h30

Coordenado pelo prof. Robson Góes

Visa a prospecção de produtos e mercados potencias à exportação e construção de banco de dados, a promoção de eventos com segmentos empresariais e secretarias de desenvolvimento econômico de municípios, e a articulação com consulados e câmaras bilaterais de comércio exterior, entre outras ações.

Cidadania Global – Segundas-feiras, 14h ás 17h30 e Terças-feiras, 09h às 12h30

Coordenado pela profª. Manuella Donato

Propõe o mapeamento de ONGs locais e a Articulação com suas redes internacionais para prospecção de demandas de serviços especializados. Ofertará ainda serviços de consultoria em Relações Internacionais (tradução de documentos, projetos para captação de financiamentos e recursos, pesquisas segmentadas etc.).

Like – Sextas-feiras, 14h às 17h30

Coordenado pelo prof. Lucas Galindo

Tem como objetivo o mapeamento de projetos inovadores de boas práticas no contexto internacional, identificação de tipos de voluntariado e articulação de redes voltadas aos universitários, capacitação para projetos de empreendedorismo social e realização workshops e minicursos sobre o tema.

Peace – Quintas-feiras, 14h às 17h30

Coordenado pelo prof. Fábio Nobre

Busca mapear redes de colaboração locais e globais pela paz, realizar encontros e debates públicos com experts em resolução de conflitos bem como videoconferência com parceiros internacionais (forças armadas, polícias etc), além de interagir e apoiar comunidades conflitivas locais, intervindo para superar problemas de convivência social.

Help Comex – Segundas e Quintas-feiras, 09h às 12h30

Coordenado pela profª.Rossana Persici

Tem como foco a capacitação de estudantes sobre burocracias no preenchimento de formulários importação/exportação, qualificação de segmentos econômicos potencialmente vocacionados ao comércio exterior (em aderência com projeto EXPORTA NORDESTE) e produção de cartilhas e manuais para segmentos econômicos selecionados. Busca também promover videoconferências com empresas multinacionais e instituições vinculadas à promoção do comércio exterior brasileiro (APEX, BNDES, CNI, etc),

Brics – Terças-feiras, 14h às 17h30

Coordenado pelo prof. Marconi Aurélio

Tem como principais propostas mapear agendas de pesquisa vinculadas à cooperação Sul-Sul e os métodos qualitativos e quantitativos mais utilizados em estudos comparativos no âmbito das Relações Internacionais dos BRICs, a partir de periódicos nacionais e internacionais. Além disso, o projeto visa qualificar estudantes na formulação e formatação de projetos de pesquisa.