A Faculdade Asces será representada no projeto de desenvolvimento sustentável Asa Kommunal Sul-Norte, que acontece na Alemanha a partir de abril. Na ocasião, a estudante do 7º período de Engenharia Ambiental, Gabriela Duarte, foi aprovada em primeiro lugar em seleção promovida através de colaboração entre o município de Caruaru e a cidade alemã de Hof.

Gabriela faz parte do projeto de iniciação científica “Geração de energia elétrica a partir da incineração de resíduos sólidos domésticos usando motor Stirling Alfa caseiro”, do curso de Engenharia Ambiental. “O Inicia foi crucial para a seleção, ajudando a acumular pontos, uma vez que o projeto do Asa difunde a educação ambiental com foco nos resíduos sólidos”, afirma a dicente.

Cada um dos jovens selecionados tem um projeto na área. Parte dos trabalhos será realizado na Alemanha por estudantes brasileiros, durante o período de três meses, e a outra parte em Caruaru com estudantes alemães, totalizando um período de seis meses. Na sua estadia em Hof, Gabriela participará de seminários, fará oficinas para educação ambiental em escolas e colaborará em mais projetos sobre o tema. É importante destacar que o programa Asa Kommunal tem parceria com a AZV, empresa que gerencia os resíduos sólidos na Alemanha e tem sede em Hof. Assim, os estudantes também poderão conhecer o sistema da AZV e saber mais sobre a questão da incineração de lixo como forma de produção de energia elétrica.

“Estou muito animada pois sei que vou trazer muita coisa boa pro Inicia e também para a faculdade, incluindo muitos contatos. Além do ASA, terei duas semanas de capacitações exclusivas com o presidente da AZV, na área de resíduos. Na área de Engenharia Ambiental, a Alemanha é um país referência tanto no setor profissional como no acadêmico, com tecnologias ambientais muito modernas”, afirma a estudante.

O ASA é um programa de educação para o desenvolvimento justo e sustentável com o objetivo de fortalecer o compromisso dos jovens europeus e os do Sul Global para o respeito dos direitos humanos e as diferenças culturais. São oferecidas duas vagas para brasileiros por ano e a seleção dos intercambistas para participarem do projeto se deu através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Caruaru, com o intuito de formar jovens pesquisadores sobre gestão de resíduos sólidos, no marco do programa ASA Kommunal Sul-Norte.