Os avanços tecnológicos estão formatando um novo paradigma na educação. A metodologia tradicional das aulas presenciais vem gradativamente cedendo espaço para os cursos semi-presenciais e totalmente a distância. Neste contexto, o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à educação funcionam como uma adaptação as exigências crescentes desse mercado educacional. Investigar essas tecnologias usadas para os meios educacionais é o objetivo do “Tic Educa”, evento bienal que acontece em Lisboa, Portugal, no qual a Faculdade Asces estará representada.

A Instituição marca presença no encontro com a submissão do artigo, “The Enhanced Classrom Teaching by Institutional Social Network” (A Valorização do Ensino Presencial por Rede Social Institucional), que relata o percurso da implementação de um ambiente virtual de aprendizagem. São relatadas as motivações e a teoria complementada com os resultados já alcançados. O material foi produzido por Vasco Lopes, Assessor de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Instituição e pela professora Lícia Vasconcelos, do curso de Fisioterapia.

“É a quarta participação neste ano de 2014 em congressos sobre esta temática, a segunda em congressos internacionais e a primeira no exterior com produção científica relatando este processo de integração de embientes virtuais de aprendizagem nos curriculos dos cursos”, frisa Vasco. A apresentação será feita por 20 minutos no dia 14 através de web conference com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A modalidade do ensino semipresencial consta como uma das metas que a Asces busca atingir até 2017. “Não é so uma questão de tecnologia, mas sim de ir alterando um conjunto de práticas e metodologias que funcionavam bem em uma época analógica e que agora tem de ser adequadas a um novo paradigma, usando a tecnologia como mediadora de um processo mais colaborativo e participado pelos alunos”, completa o assessor.