Nos países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil, a saúde tem sido uma das áreas mais precárias da vida pública, seja por falta de equipes, demoras e mau atendimento, ou problemas estruturais. A má administração dos serviços têm sido um dos precursores das sequentes falhas que afetam diretamente a população, mas que poderiam ser evitadas se os diretores de hospitais, postos e clínicas fossem devidamente capacitados para a função que desempenham.

A crescente necessidade de gestores tem feito com que trabalhadores da saúde ocupem cargos de gestão sem estarem completamente preparados, e foi pensando em oferecer uma formação completa que qualifique estes profissionais que a Faculdade Asces passou a disponibilizar, desde o ano de 2014, o curso de Saúde Coletiva em Caruaru. A graduação prepara o indivíduo para atuar como um administrador especializado em saúde, compreendendo aspectos de planejamento e gestão, biossegurança, patologia, anatomia e fisiologia humana, humanização e introdução à administração.

Apesar de recente, o curso já conta com parcerias importantes, a exemplo do convênio celebrado com a UFPE – Campus Agreste, em que os estudantes da Universidade Federal utilizam os laboratórios da Asces para aulas práticas, enquanto os discentes da instituição caruaruense realizam projetos interdisciplinares de pesquisa em conjunto, compartilhando conhecimentos na área.

De acordo com o coordenador do curso de Saúde Coletiva, o professor Francisco Santos, esta parceria é fundamental para a ampliação de intervenções conjuntos no campo da pesquisa e no desenvolvimento de formação de recursos humanos em parceria. “Além de ampliar a possibilidade de oferta de residências e cursos de pós-graduação de acordo com a demanda do serviço. Pode-se criar uma inteligência sanitária no campo da gestão e formação de recursos humanos a partir de demandas loco-regionais”, explica.

A Asces oferece anualmente duas turmas para o início do curso, sendo a primeira no turno da noite e a segunda no turno da manhã. O método de entrada é por meio da realização da prova do Vestibular, que este ano acontece no domingo, dia 23 de novembro, às 13h30min. Todos os detalhes da prova e das inscrições estão divulgados no hotsite www.asces.edu.br/vestibular.

Os estudantes contam com uma ampla infraestrutura de laboratórios de prática e realizam estágios curriculares a partir do segundo período da graduação, favorecendo a inserção no mercado de trabalho.  A dinâmica curricular proporciona ainda contato com os diversos cursos da instituição e o discente tem a possibilidade de participar em diversas ações sociais, de pesquisa e extensão.

Mercado de trabalho

O sanitarista, como é chamado o profissional de Saúde Coletiva, é capacitado para a compreensão das ciências sociais e saúde, leis, administração e economia, e por isso, o mercado de trabalho é amplo. Basicamente, a atuação pode acontecer: na esfera pública, em ambientes como o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Postos e Centros de Saúde, Ministério Público; na esfera privada, em planos de Saúde, Hospitais, Indústria Farmacêutica; e no terceiro Setor, em ONGs, Sindicatos de Trabalhadores e associação de moradores.

Perfil do Egresso

Profissional de Saúde Coletiva (sanitarista) capaz de desempenhar funções de administração, direção, gerência, supervisão, planejamento, assessoria, controle, auditoria e pesquisa em serviços e unidades de saúde. O egresso também é formado para agir de forma ética e efetiva como um solucionador de problemas e gestor de equipes, com conhecimentos concretos na área de saúde.