Com o objetivo de auxiliar no processo de ressocialização da comunidade carcerária da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, foi realizada, na quinta-feira (18), uma ação educativa sobre a saúde bucal. A atividade aconteceu na própria penitenciária, sendo desenvolvida por estudantes do 8º período de Odontologia da Asces, dentro da programação da Semana Nacional de Responsabiliade Social.

Cerca de 300 reeducandos da unidade prisional tiveram a oportunidade de participar de uma palestra educativa sobre como prevenir o aparecimento de doenças na boca, além de orientação para uma correta escovação e uso do fio dental. Ainda foram feitos atendimentos no próprio consultório existente no local, com destaque para a aplicação de flúor. O Programa de Educação e Promoção da Saúde Bucal na Penitenciária mantém parceria com a Faculdade Asces há 14 anos, sob a supervisão da professora do curso de Odontologia Maria Cristina de Andrade.

A principal meta é humanização, influenciando de forma positiva na inclusão social dos reeducandos bem como uma experiência que rompe paradigmas e desconstrói mitos e preconceitos para os estudantes. De acordo com a estudante do oitavo período de  Odontologia  Mariane Amorim, participar do projeto modifica a visão que é passada fora dos muros do presídio. “É uma experiência bastante válida para a graduação, pois se tem oportunidade de atender a um público que é alvo de preconceitos, levando a mesma qualidade que se tem fora das grades, nas clínicas em geral”, explica a discente.

Nos 14 anos à frente do Programa, a professora Maria Cristina explica que esse trabalho inicialmente foi conduzido por alunos voluntários. Com o passar dos anos, passou a ser estágio curricular obrigatório. “Aqui desenvolvemos atividades restauradoras, procedimentos cirúrgicos, além de raspagem, aplicação de flúor, dentre outras ações”, descreve.  A busca pelo consultório odontológico da unidade prisional é considerável, com a marcação constante e acompanhamento dos casos em tratamento.

“É uma experiência valiosa, para mim como pessoa, na qualidade de cidadã, onde eu acredito que é passar para os meus orientandos -os alunos que trabalham comigo – segurança, e mais uma perspectiva como área de trabalho dentro da Odontologia”, defende a professora. O Programa tem uma visão de levar para os detentos tratamento digno, independente do crime ou da penalidade que estão cumprindo. Veja fotos na galeria.