A organização Mundial de Saúde divulgou mais dados que preocupam. Desta vez a estimativa recai sobre as complicações na gravidez e no parto que matam mais de 500 mil mulheres por ano. A falta de sangue para reposição pode ser responsável por aproximadamente 25% dessas mortes. Na maioria dos casos os problemas são decorrentes de fortes hemorragias que não puderam ser tratadas de forma adequada.

Segundo a OMS, 99% dos óbitos decorrentes de hemorragia no parto ocorrem em países pobres ou em desenvolvimento, onde as transfusões de sangue são mais raras e as doações muitas vezes motivadas por dinheiro.

Uma pesquisa realizada pela Organização, com dados coletados de 172 países em 2004, revelou que houve um aumento da porcentagem de doações voluntárias de sangue de 25% para 47% em países pobres ou em desenvolvimento.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Pensando em estocar sangue para as eventuais necessidades, o Hemope Pernambuco lançou desde o dia primeiro de junho a campanha “No Arrasta pé do São João acenda a Fogueira da Solidariedade”. “A intenção da unidade é de aumentar o volume de doações em até 30%”, comentou a supervisora de Captação de Doadores, Josinete Gomes.

A campanha deste ano visa promover o aumento do estoque dos bancos de sangue mundiais para atender às mães que precisem de transfusões na gravidez e durante ou depois do parto. No Brasil, 52% das doações vieram de coletas voluntárias feitas em bancos de sangue.

A média é considerada alta se comparada a de outros países da América Latina, como Argentina (7%), México (3,7%), Chile (6,7%), Venezuela (7%) e Bolívia (23,2%). Os dados brasileiros encostam nos da Colômbia (50.5%), mas ficam atrás dos da Costa Rica (57,1%), Cuba e Uruguai, onde 100% das doações são voluntárias.

No interior do Estado as unidades continuam com a campanha junina até 30 de junho com ações no Hemope Caruaru, Garanhuns, Palmares, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Serra Talhada e Arcoverde.

Serviço:
Doação de Sangue nos Hemocentros
Funcionamento: Segunda à sexta
Horário: 07:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:00h
Hemocentro Caruaru End. Av. Oswaldo Cruz s/n – Bairro Maurício de Nassau